segunda-feira, 20 de junho de 2011

DOIS ESPORTES, DUAS EQUIPES, AMBAS CAMPEÃS, E UM LEGADO – 1ª PARTE

Por Germano "Iceman" Neres*





Pouco mais de duas semanas se passaram desde meu último post aqui no Miojo, e tivemos Dallas Mavericks e Boston Bruins conquistando os títulos nacionais da NBA e da NHL respectivamente. Para alguns foi uma tremenda surpresa tanto no Basketball quanto no Hockey no gelo, mas se for feito um balanço do que aconteceu nas respectivas temporadas destas equipes veremos que de surpresa, não teve foi nada. O que vimos foi a vitória da raça, competência, dedicação e do trabalho de equipe, sobre a individualidade e até da soberba.


Na principal liga de Basketball do mundo, o Dallas Mavericks aplicou uma lição no Miami Heat. Venceu a série por 4-2 como eu havia previsto no POLIVALENTE, com muita força, dedicação, qualidade técnica e trabalho de equipe, eles quebraram uma máxima na história da liga, que nunca havia visto o vencedor do jogo 3 deixar de erguer o troféu de campeão, os Mavs perderam essa partida em casa lembram? Pois depois foram até a Florida para o jogo 6, e todos falavam que ou Dallas vencia no 6º jogo, ou então o campeão seria Miami no sétimo. E os Mavericks não deram chance para o Heat e venceram no jogo 6 com muita autoridade.

Ouvi muita coisa depois, e li também no meu twitter, o pessoal me zoando a respeito de uma tese que tenho no que diz respeito à diferença de vencer partidas e campeonatos, principalmente no Basket, onde sempre defendi duas teses: a primeira é: No Basket, se você tem o melhor time vence seja qual for a circunstância. Raramente se vê o melhor time perder no Basket, menos ainda em uma liga de tão alto nível como a NBA. O Miami bateu Boston Celtics e Chicago Bulls para chegar às finais, teoricamente, na visão destes que contestavam minha tese, estes dois times eram superiores ao Heat, e eu vos digo que não. Os Bulls têm em Derrick Rose a sua referência técnica, o seu melhor jogador, Rose foi eleito o MVP da temporada e não foi à toa, mas na hora em que a chapa esquentou Rose ficou sozinho, talvez pra não ser tão ríspido com o time de Chicago digo que Luol Deng fez companhia para ele, mas e os outros? E Carlos Boozer? E Joakim Noah? Eles simplesmente não jogaram nada, enquanto do outro lado, Dwayne Wade, LeBron James e Chris Bosh jogavam no mais alto nível, e quando isso acontece sai de baixo. Por mais que eu também entendesse que o conjunto dos Bulls era capaz de superar a individualidade do Heat, não houve o que fizesse Boozer e Noah entrarem em quadra nas finais da Conferência Leste, e aí Miami foi adiante. Já no confronto contra os Celtics nas semifinais, a mesma coisa. Os Celtics sentiram a maior média de idade, impossível querer que Paul Pierce, Ray Allen, e Kevin Garnett corressem durante os 48 minutos de partida em no mínimo seis jogos para avançar, a juventude e melhor preparo físico fez a diferença na série e foi o fator principal no avanço do Heat. Aí me dirão que ainda assim eles não eram melhor time. Sim eles eram melhor time que estes citados anteriormente devido a outros fatores que influem fortemente dentro de quadra quando o assunto é pós-temporada.

A segunda tese é a seguinte: Ataques ganham partidas, DEFESAS ganham campeonatos. Os Mavericks apresentaram um sistema defensivo que diminuiu o ímpeto de Miami em cerca de 8 pontos a menos por partida do que na temporada regular inteira. LeBron James, só pra variar um pouquinho “amarelou” de novo nas finais e não jogou absolutamente nada prejudicando a sua equipe. Eu falei certa vez, mas no twitter, que eu não respeito jogadores que não são leais às equipes que os escolhem no Draft. Entendo que às vezes não há o que ser feito pelas franquias para manter seus principais jogadores na cidade, o dinheiro em algumas vezes é curto demais e na NBA há um teto salarial e um número limite de jogadores que você pode pagar salários digamos extravagantes. Mas no caso do James foi a mais pura sacanagem, ele fez de tudo para deixar Cleveland e se juntar à Wade e Bosh para conquistar finalmente seu anel de campeão decepcionando seus milhares de fãs que agora o odeiam. O James agora, além de odiado e amarelão é também um fracassado, porque nem o título para Miami ele conseguiu, e já havia sido assim quando disputou sua primeira final ainda pelo Cleveland contra o San Antonio, onde ele igualmente não apareceu nas finais e sua equipe acabou perdendo. E ainda que conquiste um título com o Heat jamais terá o mesmo significado que teria se fosse com os Cavaliers. Michael Jordan quando da transferência de James para o Heat falou e disse: “Quando eu jogava na liga fazia de tudo e mais um pouco para superar Magic Johnson e Larry Bird, jamais eu seria capaz de me juntar a eles só para ser campeão. Nunca faria uma coisa dessas, e se fizesse simplesmente não dormiria tranqüilo!”

A declaração de “Air” Jordan resume bem o que pensam não só eu, mas todos aqueles que respiram Basketball. E que sirva de lição para todos aqueles que um dia ousaram compará-lo a Jordan, não é mesmo, Mr Scottie Pippen?! Pippen, escudeiro de Jordan no Bulls dos anos 90 disse certa vez que LeBron “tem coisas de Jordan”. Eu mesmo desde que LeBron James chegou à NBA, a única coisa que eu vi de igual ao Jordan foi o número 23, que ele não usa mais porque segundo ele mesmo falou “ninguém deveria mais usar este número por tudo o que Jordan fez pelo Basket”. Até ele sabe disso e o Pippen tinha que dar essa “pisada no tomate”?! Por favor né?! Exemplo é o Dirk Nowitzki, que estando free agent teve chance de deixar Dallas antes do início desta temporada que passou, mas ao contrário de LeBron fez de tudo para ficar porque segundo ele "o título só teria significado pra ele se fosse conquistado com os Mavericks". Notaram a diferença de posicionamento?!

Com um time mais compacto e mais completo, com Jason Kidd dando uma aula de como articular e comandar uma equipe de dentro da quadra, e de Dirk Nowitzki decidindo tudo sempre no 4º quarto em todos os jogos das finais, o Dallas Mavericks provou que no Basket, sim, se você defender com competência e dedicação, e aliar isso ao trabalho de equipe não só na defesa como também no ataque, você terá um time, e se fizer isso melhor do que seu adversário será o melhor time, e se fizer isso não somente na temporada regular, mas também na série final, você terá não só o melhor time, você terá o melhor e o campeão.

No próximo post falo dos mesmos fatores, mas que influíram na decisão do Hockey da NHL.

Grande abraço a todos!



*Germano "Iceman" Neres é blogueiro do POLIVALENTE e colaborador semanal do MIOJO GENERICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE