sexta-feira, 24 de junho de 2011

C'MON MAN?! O Mundo dos Esportes Americanos: DOIS ESPORTES, DUAS EQUIPES, AMBAS CAMPEÃS E UM LEGADO – 2ª PARTE

Por Germano “Iceman” Neres*




No post anterior falei da vitória do Dallas Mavericks sobre o Miami Heat e da lição que havia ficado para o time da Florida ao subestimar o time do Texas imaginando que tão somente a força e qualidade individual de três de seus atletas fariam com que saíssem campeões da liga. Falei também da tese que defendo de que “Ataques ganham partidas, mas defesas ganham campeonatos”, e é exatamente este o ponto que destacarei neste post ao falar da vitória do Boston Bruins sobre o Vancouver Canucks na série final da Stanley Cup 2011, que lhes deu depois de 39 anos, o título nacional da National Hockey League.


Antes ainda de a série final iniciar, todos – exceto os fãs dos Bruins é claro – davam com quase 100% de certeza de que o Vancouver Canucks conquistaria no ano de seu 40º aniversário e pela 1ª vez em sua história, o título nacional, os Canucks terminaram a temporada regular com o melhor ataque da liga, e ainda tiveram a eleição de Henrik Sedin como MVP (melhor jogador da temporada regular), sem falar na qualidade técnica tanto individual, como também coletiva da equipe, que até lhes rendeu o apelido de “Barça do gelo”, uma alusão ao fantástico time de Futebol que encanta o mundo quando entra em campo.

Do outro lado havia o Boston Bruins, uma grande e tradicional equipe, que chegou à decisão da Stanley Cup enfrentando um caminho cheio de pedras e dificuldades, quase foram eliminados pelo Montreal Canadiens quando perdiam a série por 2-0 e classificaram-se vencendo no jogo 7 por 4-3, varreram o Philadelphia Flyers com sonoros e respeitáveis 4-0 e cresceram no momento certo, na decisão da liga.

Os Bruins jogavam um Hockey primeiramente de muita força física, e aplicavam sua qualidade técnica posteriormente, mas sempre com muita disciplina e movimentos calculados no ataque, mas principalmente na defesa, que foi o diferencial do confronto final na luta pela taça. Os Canucks venceram os dois primeiros jogos da série em seus domínios e davam a impressão de que poderiam “varrer” Boston mesmo jogando os dois jogos subseqüentes em Massachusetts, mas embora tivesse vencido, havia ficado algo no Canadá que Vancouver parece não ter dado muita importância, mas que para quem assistiu aos jogos com olhos de analista havia ficado bem claro que a qualidade defensiva de Boston mesmo perdendo, mas por 1-0 – gol faltando 13 segundos para o fim –, e 3-2 – gol aos 11 segundos do OT -, os Bruins ali mostraram sua capacidade defensiva de alto nível, e um jogo físico muito agressivo que causava dificuldades ao time canadense até na sua transição ofensiva. Os jogos em Massachusetts comprovariam ainda mais a minha já famosa, mas polêmica teoria.

Pois os Bruins venceram os dois jogos em sua casa e por sonoras goleadas (8-1 e 4-0) mostrando que era capaz de lutar contra um time teoricamente superior, a equipe de Boston exibia o mesmo jogo físico, mas também uma eficácia invejável nas chances criadas, onde convertia quase tudo o que construía. Os Canucks não tinham espaço para criar, nem para impor sua filosofia na troca de passes na zona ofensiva, com arremates perigosos sempre surgindo alguém livre para marcar dando a impressão de que estavam sempre no Power Play. O sistema defensivo dos Bruins simplesmente não permitia nada à equipe canadense, o arqueiro Tim Thomas era uma muralha quase intransponível pegando tudo e deixava o gelo sempre como um dos melhores. A defesa do Boston Bruins começava a decidir a Stanley Cup em seu favor. Os Canucks ainda venceriam o jogo 5 no Canadá por 1-0 – de novo placar magro – e os Bruins o sexto jogo em Boston por 5-2 forçando assim o sétimo e derradeiro confronto.

Na decisão do Canadá, foi visível o nervosismo de Vancouver, o peso de erguer a 1ª Stanley Cup frente a sua torcida parecia incomodá-los demais, e foi aí que entrou a tradição, a experiência e a eficiência defensiva dos Bruins, que apenas permitiram shots de longa distância, e quando foram ao ataque marcaram quatro gols e conquistaram com méritos seu 6º título da Stanley Cup.

Tim Thomas (foto abaixo), o arqueiro de Boston acabou sendo escolhido o MVP da Stanley Cup com absoluta justiça, e coroou sua carreira que até a uns anos se resumia em apenas jogar nas ligas menores de Hockey chegando à NHL já passado dos 30 anos, mas suas atuações foram estupendas, ele foi apenas o 4º arqueiro na história da liga a cravar um shutout (jogo sem levar gols) em decisão do título nacional, e o 1º fazê-lo fora de casa, Thomas também bateu o recorde de defesas em uma só temporada (798) e o de maior número de defesas em finais da liga (238).

O mérito defensivo do Boston Bruins foi tanto, que só pra terem uma idéia, nos sete jogos das finais cederam apenas oito gols ao adversário, e não era qualquer oponente, “apenas” eram o melhor time e melhor ataque da temporada até então, e não bastasse isso ainda demonstraram um poder ofensivo extraordinário anotando 23 gols sendo 16 deles apenas contando os primeiros dois períodos de cada um dos sete duelos.

Conclusão: Defender também é uma arte, e gera frutos. Tivemos tanto no Basketball como no Hockey no gelo, dois grandes exemplos de domínio defensivo e que nem por isso deixaram de ir à frente para vencer. É possível erguer taças se defendendo, a defesa é o início de tudo, é ali que você vai ver aonde pode chegar o seu time seja em qual for o esporte. Agora terei mais tempo de dedicar meus posts, tanto aqui quanto no Polivalente ao Baseball, e ali também nada será possível se não defender com competência, vale lembrar que as partidas de Baseball só terminam conforme cada equipe for conquistando três eliminações, independentemente da eficiência do pessoal do bastão. E isto se chama o quê?! Isto sem falar no Football da NFL, talvez o único esporte onde possa falar da defesa sem ser “trollado” no twitter ou em qualquer rede social.

O legado deixado por Dallas Mavericks e Boston Bruins será novamente confirmado pelo campeão da MLB e posteriormente pelo campeão da NFL: “ATAQUES GANHAM PARTIDAS, MAS DEFESAS GANHAM CAMPEONATOS.”

Os próximos posts serão sobre o andamento da Major League Baseball, com o fim das temporadas no Basket e no Hockey, a bola rápida, as bases lotadas e os Home Runs virão com tudo aqui no Miojo e também no Polivalente.

Abraço e bom fim de semana a todos!




*Germano "Iceman" Neres é blogueiro do POLIVALENTE e colaborador do Miojo Genérico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE