sábado, 9 de julho de 2011

C'MON MAN?! - LOCKOUT NA NATIONAL BASKETBALL ASSOCIATION. A NFL FEZ ESCOLA.

Por Germano "Iceman" Neres*








Depois do lockout na National Football League, que já dura meses, agora é a vez da NBA. No último dia 1, expirou-se o contrato de acordo entre os atletas e a liga, que sem a definição do já famoso acordo trabalhista, o bloqueio foi inevitável.

E os motivos do lockout no Basket são praticamente os mesmos que causaram a greve no Football: Um novo teto salarial, e a divisão das receitas. A temporada 2011/2012 da NBA está ameaçada justamente quando a NFL parece dar indícios de que seu lockout se aproxima do fim (leiam sobre a NFL no decorrer do post). Acredita-se que esta é a 2ª vez que as duas ligas são bloqueadas ao mesmo tempo na história dos esportes americanos, em 1994, a NHL e a MLB também pararam. A NHL ficou parada de outubro de 94 até janeiro de 95, e ainda teve sua temporada regular reduzida praticamente pela metade (de 84 para 48 jogos). A MLB naquele ano foi mais prejudicada, parou em agosto de 1994 e só retornou em abril de 95, o que levou ao cancelamento da pós-temporada inteira, inclusive da World Series.

O lockout da NBA acontece curiosamente, um ano depois do dia mais esperado pelos fãs da liga: o dia em que a classe de 2010, que tinha entre muitos jogadores, medalhões como LeBron James, Dwayne Wade e Dirk Nowitzki, se tornou free agent. O último lockout da liga reduziu em pouco mais de 30 jogos a temporada regular (de 82 para 50 jogos) esta foi a única vez em que a liga perdeu partidas devido a falta de acordo trabalhista.

É esperar pra ver. Mais uma vez, e tal como na NFL, o dinheiro é o fator principal da greve, a NBA está irredutível no que diz respeito à proposta inicial dos atletas, e os atletas igualmente não abrem mão de suas exigências. Derek Fischer (foto), armador do Los Angeles Lakers é o presidente do sindicato dos jogadores, e a NBA não poderia ter um porta-voz dos atletas mais jogo-duro: “Nós vamos continuar a pedir aos nossos fãs, que sejam pacientes e que continuem conosco. Nós só queremos jogar Basketball, mas agora estamos diante de lidar com os negócios do jogo. E nós vamos fazer isso da mesma forma com que lidamos com o Basket, estaremos focados, concentrados, vamos nos dedicar muito e trabalharemos duro, e no final vamos conquistar nosso objetivo.” Disse um categórico Fischer.

Assim como na NFL, não serão somente os atletas e a NBA os prejudicados. Os funcionários das equipes e da própria liga enfrentam um futuro igualmente incerto. David Stern (foto abaixo), comissário da NBA desde 1984, admitiu que vai considerar todas as opções, incluindo demissões de seus empregados.

Que seja logo resolvido o lockout da NBA, do jeito que a coisa está só falta a Major League Baseball parar também, aí sim, o que será dos amantes dos esportes americanos?! E do Polivalente, então??!! Aliás, se vocês notarem, ao clicar nos links dos highlights das partidas da NBA aqui nos posts, verão que não aparece nada, isto é: até o meu blog foi prejudicado com o lockout!

Tal como o lockout da NFL, também acompanharei o da NBA, e qualquer novidade, posto aqui no blog para vocês.



MILIONÁRIOS VS. BILIONÁRIOS - ROUND 6: JUÍZES DÃO GANHO DE CAUSA À NFL QUANDO TUDO PARECE SE ENCAMINHAR PARA UM ACORDO

Pode estar chegando ao fim o lockout da liga mais popular dos esportes americanos. Atletas e donos das equipes ficaram cerca de 12 horas reunidos na última quinta-feira para discutir o fim do lockout, em vigor desde meados do mês de março.

Aquele que era o principal fator do impasse entre a liga e os atletas, inacreditavelmente parece estar sendo resolvido, que é a divisão dos lucros da liga – lucro anual de US$ 9 bi -. Segundo a ESPN dos USA, faltam alguns pequenos detalhes para que finalmente a NFL e a NFLPA (Associação dos Atletas) cheguem a um denominador comum. O impasse agora parece ser quanto ao futuro dos jogadores que ficarão free agent (livre para negociar ao final do contrato), as equipes querem bloquear até três de seus atletas que ficarão nesta situação ao fim desta próxima temporada, os jogadores não aceitam, jogadores como Joseph Addai, do Indianápolis Colts, Santonio Holmes e Antonio Cromartie, do NY Jets, e DeAngelo Williams, do Carolina Panthers, seriam alguns dos prejudicados caso a liga de fato consiga o tal bloqueio, mas os atletas seguem irredutíveis em suas exigências, e essa é uma das principais depois da divisão de lucros.

O curioso de toda essa história, é que ontem, a 8ª Corte de Apelações dos USA deu o seu veredicto final em favor dos donos das franquias, reconhecendo assim, a legitimidade do lockout. No post do Round 5 – confiram no POLIVALENTE -, citei que os juízes já haviam ficado do lado da NFL, e que era necessário dois deles mudarem de idéia para que o final fosse outro. Na nova audiência, eles alegaram que a juíza Susan Nelson tomou sua decisão em favor dos atletas (há dois meses) passando por cima de uma lei federal, algo também alegado pelos advogados da NFL.

Atletas e donos das franquias surpreendentemente divulgaram uma nota em conjunto dizendo que respeitavam a decisão da corte, mas que estavam comprometidos a resolverem o impasse através da negociação, e que encontrariam um acordo para beneficiar a todos permitindo assim, a realização da temporada 2011/2012.

O otimismo toma conta em um momento destes. Jogadores e liga parecem finalmente terem chegado à conclusão de que somente eles poderiam realmente pôr fim em tudo isto, sem interferência de terceiros, sem advogados nem juízes. A verdade é que nenhuma parte existe sem a outra, e ambos perderão e muito se não houver temporada neste ano, seja no lado financeiro ou no moral. NFL e NFLPA seguirão em New York para mais reuniões no decorrer do fim de semana, Arthur Boylan, juiz e mediador das conversas entre as partes sairá de férias amanhã. Isso é um ótimo sinal de que tudo poderá se resolver até domingo. Porém caso não haja acordo, já está bem claro que o lockout seguirá e agora com total respaldo da justiça.

Resta esperar. Nas “papeletas” dos juízes, vitória da NFL no Round 6, porém, ambos os lutadores estão dispostos a continuar este combate no “ring”. Sem ninguém para intermediar, e com uma decisão em que ambos saiam vencedores. A bola oval nunca esteve tão perto este ano de um kick-off como agora, e havendo qualquer decisão, escrevo semana que vem para vocês.


Abraço e bom fim de semana a todos!




*Germano "Iceman" Neres é blogueiro do Polivalente e colaborador semanal do Miojo Genérico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE