sábado, 18 de julho de 2009

OS SERTÕES POR MÁRIO DE ANDRADE E OS FOLGUEDOS DAS NOITES ESTRELADAS



Por Elias Ricardo,sua coluna semanal de literatura e cultura popular brasileira.

Que o nosso país é formado por várias etnias deiferentes e que essas mesmas se misturaram a ponto de criarem mitologias próprias todos sabemos.Mas,a que ponto conhecemos mesmo o ''povo brasileiro''?Esse slogan nos acompanha como algo que nem sabemos definir.De Gilberto Freire a Sergio Buarque de Holanda,todos a seu modo ajudaram um pouco a definir a catalogar por que não dizer,o que é esse aglomerado cultural,essa pajelança que se chama o ''povo brasileiro.''
Futebol,religiosidade,arte,folclore todos ajudam a entender um pouco nossa alma sertaneja(sim sertaneja,seja dos pampas ou do agreste).
Em 1938,Mário de Andrade então chefe do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo,se deparou com uma pergunta: como ante o crescimento vertiginoso da metrópole paulistana e por consequencia do Brasil todo,preservar aquilo que tínhamos de original ainda em nossas comunidades,como o folclore e as danças e rituais religiosos de um tempo que ia longe e resistia em não morrer.
Mário juntamente com outros colegas(Luís Saia, Martin Braunwieser, Benedicto Pacheco e Antônio Ladeira)viajou para o Norte de Nordeste do Brasil nos grotões mais distantes da pátria mãe gentil para catalogar,registrar e preservar as manifestações populares antes que estas desaparecessem.
Naquele fevereiro de 1938,nascia um mito, a Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade.
Foram seis meses perambulando pelos interiores mais distantes,tomando chuva,emperrando carros em lamaçais,dormindo sob as estrelas ou em hotéis e cabanas,ouvindo o ronco das onças no Pará,o balanço do mar e as redes no Ceará e tantas outras aventuras pelo Norte e Nordeste místico e mítico.
No total foram 33 horas de gravações somando 1299 acetatos com os mais variados e inimagináveis (algumas manifestações já extintas)ritmos,danças e cirandas em som precário mas audível.
Num trabalho titãnico -pra dizer o mínimo- a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo,restaurou esse fonogramas e registros visuais(porém sem áudio) e disponibilizou esse material em 6 CDS(279 faixas).
É um documénto histórico,essencial,primevo para entender a formação de muitos estados e sociedades brasileiras.É algo vivo,visto que a maior parte dessas manifestações continua viva.
O Bumba meu Boi no Maranhão,os Caboclinhos e Papangús em Pernambuco e tantas outras.
Depois dessas viagens Mário de Andrade voltou iluminado pela presença ancestral dos nossos antepassados e encantado com a força do povo brasileiro.Era a confirmação de Macunaíma.
O herói que ele deu vida no papel,agora nele se incorporava,o usava como cavalo.
Mário de Andrade incorporou o Brasil em versos.Macunaíma digeriu o europeu como a um bispo sardinha e regurgitou um Tupinambá inteiro e belo.
A missão folclórica ficará para sempre na história do nosso belo país moreno,como um épico,como a nossa transamazônica conclusa,nosso Fitzcarraldo navegável,o nosso On The Road tropical.










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