quinta-feira, 9 de julho de 2009

Picasso, Dalí e Van Gogh em Porto Alegre



Chegou a Porto Alegre nesta quarta-feira pela manhã o penúltimo lote de obras da exposição Arte na França 1860-1960: O Realismo, que inaugura no próximo dia 14, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). Obras de Van Gogh, Renoir, Manet e Picasso se juntam a outras de Salvador Dalí e Joan Miró, somando 120 pinturas oriundas de museus e colecionadores do mundo inteiro, que estão pela primeira vez no Brasil.

A curiosidade está nos procedimentos internacionalmente obrigatórios entre instituições de arte. Após desembarcarem na Capital, as obras devem permanecer em uma "quarentena" de 24 horas a fim de se adequarem ao clima e ambiente do museu. Além disso, os quadros só podem ser abertos na frente de um
courier, vindo especialmente de Portugal e do Museu de Arte de São Paulo (Masp), para a exposição.

O processo é minucioso e detalhado, conforme o coordenador de produção, Henrique Luz.

— Desde a abertura das caixas há um espaço pré-determinado para realizar o trabalho. Além disso, há a verificação dos laudos técnicos e adaptação de cada obra no ambiente — explica Luz.

A exposição ficará até o dia 30 de agosto no Margs e poderá ser visitada entre 10h e 18h. A entrada é condicionada a doação de um quilo de alimento não-perecível.

FONTE: ZEROHORA. COM

Um comentário:

TEMPERE