terça-feira, 5 de abril de 2011


C’MON MAN?! O Mundo dos Esportes Americanos.
Por Germano “Iceman” Neres

_____________________________________________



KNICKS DE VOLTA AOS PLAYOFFS DEPOIS DE 7 ANOS. TUDO BEM! SERÁ?

Ufa! Cheguei a temer pela desclassificação do New York Knicks dos playoffs para esta temporada, mas esta tragédia não aconteceu. Na noite de ontem no Madison Square Garden, os Knicks bateram pela primeira vez nesta temporada o Cleveland Cavaliers (1v-3d nesta temporada) por 107@123 e garantiram antecipadamente a sua vaga para os playoffs, coisa que não acontecia desde a temporada 2003/2004. Antes de prosseguir, gostaria de esclarecer uma dúvida de alguns de meus leitores sobre uma determinada maneira que tenho de citar e escrever os resultados dos jogos: muitos me perguntam por que eu cito a vitória do time da casa e coloco o resultado e o vencedor sempre em segundo plano? Explico: Nos USA, os americanos –ou estadunidenses, como preferem os politicamente corretos- utilizam a expressão “at” que indica um lugar exato, um ponto ou local específico, sendo assim como Cleveland foi até NY enfrentar os Knicks, citamos assim: Cleveland Cavaliers at (@) NY Knicks. Por isso coloco o resultado da mesma forma. Certo?
Bem, terminada esta mini-aula de inglês, vamos aos fatos. Não escondo de ninguém que torço pelos Knicks na NBA, aliás, sou nova-iorquino nos esportes americanos e com o tempo e até com o andamento desta coluna de hoje, vocês conhecerão os demais times que torço por lá. Fiquei muito contente com a classificação dos Knicks, fazia tempo que isto não acontecia e para o povo de New York que respira basket e é fanático pela franquia, era quase uma obrigação avançar à próxima fase da liga. Mas há alguns “porém” no andamento do time na temporada e preciso destacá-los aqui.
A chegada de Amar’e Stoudemire na pré-temporada, e as de Chauncey Billups e, principalmente de Carmelo Anthony durante a janela de negociações elevou a auto-estima dos fãs e atraíram a mídia mais ainda do que costuma fazer normalmente, o time tem agora um ataque arrasador, antes da chegada dos reforços já era um setor respeitado por todos, mas a defesa segue comprometendo e em momentos cruciais. A média de pontos por jogo do ataque é de 106,2, é excelente! É o segundo melhor da liga, atrás apenas dos Nuggets. Porém a defesa cede em média 105,8 pontos. Quase a mesma produção de seu ataque, e isto é trágico! Principalmente para quem almeja ir tão longe à pós-temporada. E isto eu credito na conta do Head Coach do time, o Sr Mike D’Antoni, que sempre dirigiu suas equipes fazendo joguinho de meia quadra, uma correria desenfreada pra tudo quanto é lado sem objetividade alguma, muitos pontos marcados –Oh!!! Meu time faz 100 pontos! Nossa!!!- e muitos cedidos – É… pois é… -.
E quando eu pensava que apenas eu via este defeito na mecânica de jogo dos Knicks me enganei redondamente. Em NY, parte da imprensa especializada vem criticando duramente a filosofia de D’Antoni. Segundo o jornalista Nick Mancini, blogueiro do site do MSG (Madison Square Garden), antes da negociação que envolveu a ida de Raymond Felton, Danilo Gallinari e Wilson Chandler para os Nuggets, vindo de lá Renaldo Balkman, Chauncey Billups e Carmelo Anthony, os Knicks tinham uma produção ofensiva de 109,5 pontos a cada 100 posses de bola; e a média subiu para incríveis 113,6 pós-negociação. Porém o setor defensivo que antes cedia média de 109 pontos a cada 100 posses do adversário passou a ceder impressionantes 113,4 pós-negociação, conclusão: O que já era ruim ficou ainda pior! Pode? Sim, se tiver o Mike D’Antoni no comando do seu time, pode.
Vocês verão depois, que se a temporada regular terminasse hoje, nosso adversário seria o Miami Heat de Dwane Wade, Chris Bosh e LeBron James. Sinceramente, ainda que o Knicks tenha batido o Heat 2 vezes em 4 confrontos nessa temporada, não creio que em uma série de 7 jogos faremos muita coisa com esta defesa e contra um ataque poderosíssimo como de Miami. E olha que eu odeio perder para o Miami! Se não é a maior rivalidade da NBA, é sem dúvida uma das maiores, mas com esta defesa transparente, e um técnico de “basket de trio”, lamento dizer que ir aos playoffs já terá sido um feito e tanto para os sofridos fãs dos Knicks. Me dói falar isso, mas é a mais pura realidade.
Resultados de sábado, 2 de Abril:
Toronto Raptors 106@113 Chicago Bulls
Minnesota Timberwolves 89@106 Memphis Grizzlies
Philadelphia 76ers 87@93 Milwaukee Bucks
Dallas Mavericks 92@99 Golden State Warriors
Oklahoma City Thunder 92@98 LA Clippers
Resultados de domingo, 3 de Abril:
Phoenix Suns 97@114 San Antonio Spurs
Denver Nuggets 95@90 LA Lakers
Detroit Pistons 90@101 Boston Celtics
Washington Wizards 97@91 Charlotte Bobcats
Miami Heat 108@94 New Jersey Nets
Orlando Magic 98@102 Toronto Raptors
Utah Jazz 107@96 Sacramento Kings
Atlanta Hawks 109@114 Houston Rockets
Indiana Pacers 96@108 New Orleans Hornets.
Se os playoffs fossem hoje, os confrontos seriam:

Conferência Leste: Bulls @ Pacers; Heat @ Knicks; Celtics @ 76ers e Magic @ Hawks.
Conferência Oeste: Spurs @ Grizzlies; Lakers @ Hornets; Mavericks @ Trail Blazers e Thunder @ Nuggets.

COM TANTOS JOGOS QUENTES, O GELO AINDA ESTÁ FIRME?!

Esta é a primeira temporada da NHL que acompanho na íntegra, e confesso não ter assistido a um jogo ruim. E olha que se não assisti a todas as partidas, assisti boa parte, e o bicho pega a cada rodada, ainda mais agora na reta final da temporada regular onde estão sendo decididas as últimas vagas para os playoffs no gelo.
Destaque para a vitória do New York Rangers ontem à tarde, que viajou até a Pensilvânia para enfrentar o Philadelphia Flyers. Os Rangers entraram na Fargo Wells Center com apenas 1 ponto à frente do Carolina Hurricanes, e tiveram uma noite tranqüila de sono graças à vitória de 2@3 e uma das melhores atuações da carreira do arqueiro Henrik Lundqvist que pegou até pensamentos. O time de NY abriu 2 pontos de vantagem sobre os Hurricanes (o principal concorrente à última vaga aos playoffs) graças à derrota dos mesmos em casa para o Buffalo Sabres por 2@1. Ambos os times têm 3 jogos por realizar, mas os Rangers podem ampliar a vantagem hoje à noite, quando recebem o Boston Bruins no Madison Square Garden.
Enquanto isso no Oeste –pareceu até locução de filme de bang-bang não?!-, Calgary Flames e Dallas Stars mantiveram vivas suas esperanças de classificação aos playoffs com vitórias fora de casa contra Avalanche e Ducks, respectivamente. E na abertura dos trabalhos de domingo, o Detroit Red Wings sagrou-se campeão da Divisão Central ao bater por 2@4 o Minnesota Wild no Joe Louis Arena em Detroit.
Resultados de sábado, 2 de Abril:
Atlanta Thrashers 2@3 Boston Bruins
Tampa Bay Lightning 3@1 Minnesota Wild
Detroit Red Wings 4@3 Nashville Predators
Dallas Stars 1@3 Los Angeles Kings
Toronto Maple Leafs 4@2 Ottawa Senators
Montreal Canadiens 3@1 New Jersey Devils
Carolina Hurricanes 4@2 NY Islanders
Buffalo Sabres 4@5 Washington Capitals
Pittsburgh Penguins 4@2 Florida Panthers
Edmonton Oilers 4@1 Vancouver Canucks
Anaheim Ducks 2@4 San Jose Sharks
Resultados de domingo, 3 de Abril:
St. Louis Blues 6@1 Columbus Bluejackets
Tampa Bay Lightning 2@0 Chicago Blackhawks
Calgary Flames 2@1 Colorado Avalanche
Dallas Stars 4@3 Anaheim Ducks
Se os Playoffs fossem hoje, os confrontos seriam:

Conferência Leste: Flyers @ Rangers; Capitals @ Sabres; Bruins @ Canadiens e Penguins @ Lightning.
Conferência Oeste: Canucks @ Blackhawks; Red Wings @ Ducks; Sharks @ Predators e Kings @ Coyotes.
Ainda com chances: Hurricanes e Maple Leafs pelo Leste, há 2 e 5 pontos respectivamente do oitavo colocado (NYR); e Flames e Stars pelo Oeste, há 1 e 3 pontos respectivamente do oitavo colocado (Blackhawks).

MAJOR LEAGUE BASEBALL COM TUDO NA OPENNING WEEK. QUE MARAVILHA!

Nossa! Que maravilha voltar a acompanhar a principal liga de Baseball do planeta! A MLB começou com tudo na sua semana de abertura. A ponto de já ter gente fazendo previsões tipo as que estou fazendo para a NBA e NHL, já tem alguns falando: “- Se a temporada regular da MLB terminasse hoje…” calma, galera! Temos apenas 3 dias de temporada regular, não é possível fazer este tipo de coisa agora. A não ser que estejam querendo ganhar uns trocados extras por aí, né?! Hehehe.
A verdade é: Se a MLB terminasse… ops! Digo, de verdade, podemos falar que temos nestes primeiros 3 dias de temporada regular apenas 4 times com 100% de aproveitamento. São eles: O Baltimore Orioles, líder da Divisão Leste da Liga Americana, o Texas Rangers, líder da Divisão Oeste da mesma conferência, o Philadelphia Phillies, líder da Divisão Leste da Liga Nacional e o Cincinnati Reds, líder da Divisão Central da mesma Liga. Todos com 3 jogos e 3 vitórias.
A surpresa desse início de temporada pra mim é exatamente os Orioles. Eu não imaginava que fossem largar tão bem assim! Pois enfrentaram, e venceram os 3 duelos contra o enfraquecido Tampa Bay Rays, que perdeu quase todo o bom time que tinha ano passado para as equipes mais poderosas financeiramente. Os Orioles lideram uma Divisão que tem os poderosos New York Yankees, meus queridos “Bombardeiros do Bronx” e o Boston Red Sox, principal rival do meu Yankees e apontado por muitos como o grande favorito a chegar a World Series pela Liga Americana.
Pois a grande decepção deste início de temporada é o Red Sox. Sim porque se reforçaram tanto, venceram a queda-de-braço com os Yankees na aquisição de Carl Crawford, tem senão a melhor, uma das melhores rotações titulares da liga, pois eles jogaram suas 3 partidas até aqui, e perderam as 3 para o Texas Rangers.
Por isso eu digo que devemos ir devagar ao fazer previsões tão cedo. O Baseball é apaixonante por vários fatores, mas um deles é o fato de que até terminar a nona entrada (inning como é chamada, Vão se acostumando) nada está decidido, até que sejam realizadas as 3 eliminações, tudo é possível.
Resultados de sábado, 2 de Abril:

Chicago White Sox 8@3 Cleveland Indians
Atlanta Braves 3@6 Washington Nationals
Minnesota Twins 1@6 Toronto Bluejays
Pittsburgh Pirates 3@5 Chicago Cubs
Los Angeles Angels 4@5 Kansas City Royals
San Diego Padres 11@3 St. Louis Cardinals
Detroit Tigers 6@10 New York Yankees
San Francisco Giants 10@0 Los Angeles Dodgers
Baltimore Orioles 3@1 Tampa Bay Rays
Houston Astros 4@9 Philadelphia Phillies
Boston Red Sox 5@12 Texas Rangers
Milwaukee Brewers 2@4 Cincinnati Reds
Seattle Mariners 5@2 Oakland Athletics
New York Mets 6@4 Florida Marlins
Arizona Diamond Blacks 1@3 Colorado Rockies
Resultados de domingo, 3 de Abril:

Detroit Tigers 10@7 New York Yankees
Chicago White Sox 1@7 Cleveland Indians
Milwaukee Brewers 3@12 Cincinnati Reds
Minnesota Twins 4@3 Toronto Bluejays
New York Mets 9@2 Florida Marlins
Baltimore Orioles 5@1 Tampa Bay Rays
Atlanta Braves 11@2 Washington Nationals
Boston Red Sox 1@5 Texas Rangers
Houston Astros 3@7 Philadelphia Phillies
Los Angeles Angels 9@12 Kansas City Royals
San Diego Padres 0@2 St. Louis Cardinals
Seattle Mariners 1@7 Oakland Athletics
Pittsburgh Pirates 5@4 Chicago Cubs
San Francisco Giants 5@7 Los Angeles Dodgers


Vão se acostumando com o tamanho da coluna, pessoal. As de segunda-feira daqui pra frente, com a MLB em andamento serão assim.
Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE