sábado, 23 de abril de 2011

C'MON MAN?! O Mundo dos Esportes Americanos

Por Germano "Iceman" Neres*





PLAYOFFS DA NBA COM JOGOS EM ALTÍSSIMO NÍVEL

Os jogos dos playoffs do Basket americano estão cada um mais imperdível que o outro! Está complicado escolher um jogo para assistir quando há dois no mesmo horário. Tudo porque o nível dos jogos dos playoffs desta temporada está realmente elevado. Dá gosto de assistir aos jogos seja do seu time favorito ou não.

A quarta-feira marcou o encontro de Grizzlies @ Spurs para o jogo 2 no Texas. Manu Ginobili, que lesionado não havia jogado o primeiro duelo, desta vez estava na quadra, e ajudou seu time contribuindo com muita raça, técnica e 17 pontos e 7 rebotes em 33 minutos em quadra. Richard Jefferson (16pts), Tim Duncan (16pts/10rebs) e Tony Parker (12pts/7ast) também fizeram boa partida, apenas Antonio McDyess (5pts/5rebs) destoou dos demais com atuação bem discreta. Do banco, George Hill contribuiu com 16 pontos em 23 minutos em quadra. No lado dos Grizzlies, os destaques do jogo 1desta vez não estiveram tão bem assim. Zach Randolph, de atuação elogiada no duelo anterior, marcou apenas 11 pontos com 5 rebotes, Mike Conley anotou somente 13 pontos e 4 assistências, Marc Gasol foi o único que fez algo mais neste duelo e deixou a quadra com Double-double (12pts/17rebs), mas que não foram suficientes para segurar os Spurs, que venceram por 87@93 e empataram em 1-1 a série. Jogo 3 é neste sábado em Memphis, o primeiro da série na cidade.

A cidade de Oklahoma parou para assistir seu maior orgulho na atualidade. O jogo 2 da série contou mais uma vez com 18 mil vozes empurrando o Thunder pra cima do Denver, e em quadra o pessoal atendeu as expectativas. Kevin Durant, de atuação brilhante no primeiro duelo, desta vez fez partida “razoável” anotando “apenas” 23 pontos. A diferença nesse jogo foi o tão falado e elogiado conjunto de Oklahoma, que contou com boas participações de Serge Ibaka (12pts/12rebs), Kendrick Perkins (11rebs) e principalmente de Russell Westbrook (21pts/7ast). Do banco, James Harden (18pts) e Nick Collison (10pts) também contribuíram para o bom andamento do conjunto. Por Denver, Nenê (16pts/9rebs), Ty Lawson (20pts) e Raymond Felton (16pts) foram os destaques. Al Harrington (15pts) contribuiu do banco, mas as atuações de Danilo Gallinari (7pts), Kenyon Martin (7pts) e Wilson Chandler (4pts) foram abaixo da média, o que contribuiu com mais uma vitória do Thunder por 89@106 fazendo 2-0 na série. Jogo 3 é neste sábado, com transmissão ao vivo dos canais ESPN a partir das 22h45minhs, horário de Brasília.

O Conseco Fieldhouse na noite de quinta-feira foi o palco do jogo 3 entre Chicago Bulls e Indiana Pacers, o time de Indiana fazia seu primeiro jogo em casa e estava disposto a oferecer a mesma resistência e dificuldade dos duelos de Chicago, só que desta vez não aceitavam outro resultado que não a vitória. Mais uma vez o ala Danny Granger comandou as ações pelo lado dos Pacers e foi o cestinha do time anotando 21 pontos, Paul George anotou apenas 6 pontos, mas contribuiu pegando 12 rebotes, sendo 8 deles defensivos, e do banco saiu Dahntay Jones para anotar 10 pontos em 16 de tempo de quadra. Pelo lado dos Bulls, Derrick Rose não esteve em uma noite lá muito inspirada, mas ainda assim anotou 23 pontos, isto graças às atuações de Luol Deng (21pts/6rebs/6ast), Joakim Noah (11pts/10rebs) e Carlos Boozer (11rebs) que jogaram demais na defesa permitindo ao Rose que apenas jogasse o seu belo basketball. Que surgiu quando faltavam apenas 20 segundos para o fim do jogo; em uma infiltração de prender a respiração, Rose faz a bandeja e põe os Bulls na liderança do placar por dois pontos, e ainda faltando 17 segundos. Os Pacers tinham a bola do jogo, e ela foi para Danny Granger, que tentou o tiro de três pontos que daria a vitória, mas a bola bate no aro e soa a sirene. Os Bulls venceram por 88@84 e lidera a série por 3-0, o jogo 4 é neste sábado, em Indianápolis.

Se fosse possível, a Pensilvânia inteira entraria no Wells Fargo Center para empurrar os Sixers rumo à vitória diante do Heat. O jogo 3 foi movimentadíssimo, as defesas antenadas, e os ataques eficientes. No Sixers, Elton Brand (21pts/11rebs) dominava as ações nas duas quadras e contou desta vez com uma atuação digamos convincente de Andre Iguodala (10pts/10ast). Jrue Holiday (20pts/8ast) e Louis Williams (saiu do banco e anotou 15pts) também tiveram boas atuações. No lado do Heat, Dwayne Wade foi “o cara” anotando 32 pontos, 10 rebotes e 8 assistências, uma atuação de gala, que contou também com as atuações “coadjuvantes” de LeBron James (24pts/15rebs/6ast) e de Chris Bosh (19pts/3bks), o “Trio Ternura” segue causando na série contra o Philadelphia, que mais uma vez não resistiu, perdeu por 100@94, e agora tem 3-0 contra si, com o jogo 4 marcado para amanhã, na mesma Philadelphia.

O Rose Garden recebeu o primeiro jogo da série envolvendo Mavs @ Blazers. Depois das duas primeiras derrotas no Texas atuando relativamente bem, os Blazers entraram em quadra para não deixar os Mavericks dispararem na liderança da série, e apoiados pela torcida foram com tudo pra cima dos Mavs. Wesley Matthews (25pts) estava com a mão quente, Gerald Wallace e Marcus Camby eram pura raça e eficiência na defesa (11rebs cada) enquanto Lamarcus Aldridge (20pts) comandava as ações no garrafão ofensivo. Andre Miller (16pts/7ast) e Brandon Roy (16pts) também se destacaram. Pelo lado dos Mavs, Dirk Nowitzki (25pts/9rebs) assim como nos jogos no Texas foi novamente destaque contando com a ajuda de Jason Terry, que saiu do banco para anotar 29 pontos e 7 assistências. O problema foi o restante da equipe que não conseguiu contribuir, principalmente o grande Jason Kidd, que anotou apenas 8 pontos e 3 assistências, e quando Kidd pontua pouco, a equipe fatalmente sente, e foi o que aconteceu. O lance polêmico do jogo aconteceu no quarto período: Faltando 12 segundos para acabar o jogo, Jason Kidd acerta um arremesso de 3 pontos, a arbitragem fica na dúvida e apela para o recurso eletrônico, e mesmo assistindo na TV, eles dão apenas 2 pontos para os Mavs. O jogo ali esta 90@95 em favor dos Blazers e o final da história poderia ter sido outro não fosse este erro da arbitragem. No fim das contas, fim de jogo, vitória do Portland por 92@97, e 2-1 Mavs na série, com jogo 4 ocorrendo neste sábado no mesmo Rose Garden.

Nos últimos dias não se falava em outra coisa na Big Apple que não no jogo 3 entre Celtics @ Knicks. O Madison Square Garden, “A Meca do Basket” estava lotado e com os fanáticos fãs de NY inflamados para empurrar os Knicks, que vinham de grandes atuações em Boston, podendo até ter vencido não um, mas até os dois jogos no TD Garden. As más notícias vieram ainda cedo, com o afastamento de Chauncey Billups, lesionado, e de Amar’e Stoudemire que faria um teste antes do jogo pra saber se as fortes dores nas costas seriam suportáveis. Stoudemire, importantíssimo no jogo 1, e que ficou de fora no jogo 2, estava visivelmente descontado, e os Celtics se aproveitaram disso e chegaram a liderar o placar por 20@5 no primeiro período. Sem nosso principal jogador, ficou fácil para os Celtics definirem o jogo a seu favor. Rajon Rondo com triple-double (15pts/20ast/11rebs) foi o principal destaque do jogo, Paul Pierce (38pts) e Kevin Garnett (12rebs) foram muito bem, mas o “destroyer” do meu time foi o Ray Allen, que anotou 32 pontos acertando 8/11 arremessos de 3 pontos. Anos atrás eu tinha uma raiva fora do comum do Reggie Miller, grande jogador dos Pacers e que adorava aniquilar o meu time com suas cestas de 3. Agora tenho raiva é do Ray Allen, misto de raiva e admiração, pois é um jogador notável! Pena não vestir a camisa dos Knicks. Destaque dos Knicks foi Carmelo Anthony (15pts/11rebs/6ast), mas que sem a presença de Billups e Stoudemire nada pôde fazer. Celtics vencem por 113@96 fazem 3-0 na série, com jogo 4 ocorrendo amanhã no mesmo MSG.

Com Double-double de Josh Smith (15pts/10rebs) e mais uma grande atuação de Jamal Crawford (23pts) saindo mais uma vez do banco, os Hawks bateram o Magic na Georgia e retomam a liderança na série (2-1). Dwight Howard, eleito o melhor jogador de defesa da liga pelo terceiro ano consecutivo foi mais uma vez destaque de Orlando (21pts/15rebs/3bks), mas seus companheiros mais uma vez não produziram o esperado. Jameer Nelson (13pts/10ast) foi bem, mas Turkoglu e Richardson somaram juntos 23 pontos, muito pouco para levar o time de Orlando à vitória. Hawks vence por 84@88, e jogo 4 será amanhã em Atlanta.

Lakers @ Hornets fecharam a noite de sexta com um jogo muito brigado no começo, mas que acabou morno no final. Com grande atuação de Kobe Bryant (30pts/6rebs), os Lakers bateram os Hornets em New Orleans e assumiram a liderança na série. O garrafão dos Lakers funcionou e Pau Gasol (17pts/10rebs) e Andrew Bynum (14pts/11rebs) tiveram atuações destacadas, Lamar Odom, eleito o melhor sexto-homem do ano na liga também foi bem e contribuiu como sempre (13pts/9rebs). No lado dos Hornets, Carl Landry (23pts) e mais uma vez Chris Paul (22pts/8ast) foram os destaques. Lakers vence por 100@86 e o jogo 4 será amanhã em New Orleans.

Às equipes dos Pacers, Sixers e Knicks, que perdem de 3-0 em suas respectivas séries, um fato que causa terror: Em toda a história da NBA, apenas 3 times que perdiam a série de 3-0 conseguiram se recuperar e forçar o jogo 7. O que causa mais terror ainda: Todos eles perderam o jogo 7. Preciso falar mais?!






ENQUANTO ISSO NOS PLAYOFFS DO GELO…


O bicho tá pegando tanto ou mais que no basket. As séries terminam quase que todas nos OTs (prorrogação) e nos playoffs do Hockey não têm decisão nos shootouts, vai tendo OT de 20 minutos até que saia um vencedor.

A boa notícia para os torcedores do Chicago Blackhawks é que desde o último post - eles estavam levando 3-0, lembram? -, o time se recuperou e ainda respira na série com a vitória na quinta-feira sobre os Canucks, melhor time da temporada regular.

Os Bruins também seguem firmes na disputa. Após um começo um tanto preocupante para seus fãs, eles se recuperaram e com a vitória sobre os Canadiens na noite de quinta empataram a série.

Os Sharks venceram os Kings e abriram 3-1 na série. Já os Predators bateram os Ducks e lideram por 3-2, mesma situação dos Sabres ao vencerem o bom time dos Flyers na noite de ontem.

Com o “burro na sombra” – ou seria no iglu?! – estão os Red Wings, que simplesmente varreram os Coyotes aplicando 4-0 na série, e agora assistem de camarote os outros adversários se engalfinhando.

Resultados dos jogos de quinta e sexta-feira:

Boston Bruins 5@4 Montreal Canadiens (2-2)

Chicago Blackhawks 5@0 Vancouver Canucks (VAN 3-2)

San Jose Sharks 6@3 Los Angeles Kings (SJS 3-1)

Jogos de sexta:

Nashville Predators 4@3 Anaheim Ducks (NSH 3-2)

Buffalo Sabres 4@3 Philadelphia Flyers (BUF 3-2)

JOGOS DESTE SÁBADO:

Tampa Bay Lightning @ Pittsburgh Penguins (PIT 3-1)

NY Rangers @ Washington Capitals (WSH 3-1)

Montreal Canadiens @ Boston Bruins

Los Angeles Kings @ San Jose Sharks

AMANHÃ:

Philadelphia Flyers @ Buffalo Sabres

Anaheim Ducks @ Nashville Predators

Vancouver Canucks @ Chicago Blackhawks

Tenham todos um ótimo final de semana, e uma Feliz Páscoa! Abraços e até segunda-feira!



*Germano "Iceman" é dono do Blog POLIVALENTE onde escreve sobre esportes americanos, e é colaborador semanal do Miojo Genérico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE