sábado, 30 de abril de 2011

C'MON MAN?! O Mundo dos Esportes Americanos

Por Germano "Iceman" Neres.



EMOÇÕES, DEFINIÇÕES, E MUITA EXPECTATIVA PARA AS SEMIFINAIS DE CONFERÊNCIAS DO BASKET.

E que final de primeira rodada estamos tendo! Já temos algumas definições de semifinais de conferências que veremos mais à frente, mas o fato é que os jogos estão muito disputados, com a maioria deles sendo decididos somente nos últimos segundos de jogo. Eu fico imaginando em como deve ficar o coração de quem vai à arena assistir “in loco” esses duelos, e mais ainda dos jogadores que têm em suas mãos a bola do jogo.

Em Chicago…

O United Center recebeu o jogo 5 da série que deu aos Bulls a classificação à próxima rodada dos playoffs. Uma vitória com a autoridade de uma equipe que terminou a temporada regular com a melhor campanha. Mais uma vez Derrick Rose justificou sua eleição à MVP da temporada anotando 25 pontos e 6 assistências deixando a quadra como cestinha do jogo. Luol Deng (24pts/6rebs/6ast) também foi destaque, tal como Joakim Noah (14pts/8rebs/4bs) e Kyle Korver (13pts), este saindo do banco. Chicago venceu o jogo por 89@116, e fez 4-1 numa série que de fácil não teve nada, pois Indiana impôs muitas dificuldades ao longo da mesma, o que só valoriza a passagem de fase do time de Chicago.

Em Oklahoma…

A expectativa era grande para o jogo 5 entre Nuggets @ Thunder. E a franquia da casa foi pra cima dos visitantes, que dependiam da vitória para forçar o sexto jogo e continuar lutando pela vaga na semifinal da conferência oeste. Pelo lado dos visitantes, Arron Afflalo (15pts) e Kenyon Martin (14pts/10rebs) foram os destaques, já Nenê (8pts/9rebs), destaque da equipe nos jogos anteriores fez sua partida mais discreta na série, o que dificultou a vida dos Nuggets. Por Oklahoma, Russell Westbrook (14pts), James Harden (12pts/7rebs) se destacaram, o mesmo para Serge Ibaka, que ofensivamente contribuiu pouco ou quase nada (1pt em 34 minutos em quadra), mas pegou 8 rebotes e distribuiu “apenas” 9bs! Isso mesmo: NOVE TOCOS no jogo! Nenê que o diga, já que levou uns três ou quatro deles, em uma atuação defensiva de luxo (já havia sido assim no jogo 3, lembram?) de Ibaka. Mas “o cara” mais uma vez foi o espetacular Kevin Durant. Com sensacionais 41 pontos, Durant comandou a passagem do Thunder à semifinal da conferência com o placar de 97@100 e 4-1 na série. Com um Durant inspirado, e essa defesa flexível, será difícil parar o Thunder no oeste.

Na Flórida…

O American Airlines Arena foi o palco do jogo 5 entre Sixers @ Heat. O time da Philadelphia estava disposto a estragar a festa dos fãs do Miami, que não esperavam outra coisa que não a vitória que daria ao Heat a classificação às semifinais. E Elton Brand (22pts/6rebs) tratou de apresentar as reais intenções dos visitantes jogando muito tanto na defesa como no ataque e liderando Philadelphia em uma possível, mas pouco provável reação, e Andre Iguodala (22pts/10rebs) fez sua melhor partida na série. Mas no outro lado havia uma parada indigesta. O Heat não queria retornar à Pensilvânia para o jogo 6 e entrou para resolver a série em seus domínios, destaque para LeBron James (16pts/10rebs/8ast) que se aproximou mais uma vez de um triple-double, Chris Bosh (22pts/11rebs), e para ele: Dwayne Wade, que comandou as ações do Heat e deixou a quadra com 26 pontos, 11 rebotes e 7 assistências, ajudando o time de Miami a fechar a série em 4-1 e o placar em 91@97 classificando a franquia para a próxima fase dos playoffs.

Na Geórgia…

O Atlanta Hawks confirmou sua superioridade na série e bateu o Magic de Dwight Howard em casa por mais um placar estreito: 81@84. A vitória que classificou o time da casa passou pelas mãos de Al Horford (10pts/12rebs), Jamal Crawford (19pts) que sempre sai do banco para contribuir, mas principalmente por Joe Johnson (23pts/10rebs) de ótima atuação defensiva e muito competente ofensivamente. Pelo lado do Magic, Dwight Howard (25pts/15rebs/3bs) foi o destaque de sempre, mas as discretas participações de Jameer Nelson (11pts/6ast) e Jason Richardson (7pts) fizeram com que Orlando não resistisse à dura marcação dos Hawks, mesmo com Hedo Turkoglu tendo 50% de aproveitamento nos arremessos de longa distância (15pts, 9 em cestas de 3pts), os aproveitamentos de Nelson (0-2), Gilbert Arenas (0-1 em 18 minutos na quadra) e Richardson (1-4) foram pífios. Com a vitória, o Hawks fez 4-2 na série e avançam à próxima fase.

No Oregon…

A cidade de Portland parou para assistir ao jogo 6 da série e empurrar sua franquia ao empate e posteriormente à virada na situação. Gerald Wallace começou “on fire” anotando todos os primeiros 9 pontos do time nos 4 minutos iniciais, terminando o jogo com 32 pontos/12 rebotes, em sua melhor partida nesta série. LaMarcus Aldridge (24pts/10rebs) e Wesley Matthews (19pts) jogaram igualmente bem, enquanto Brandon Roy (9pts) foi discreto em um momento crucial da série. Mas os Mavs estavam dispostos a resolverem a parada longe de casa mesmo. Comandados pelo veterano e espetacular Jason Kidd (6pts/6ast), Shawn Marion (16pts) e Jason Terry (22pts/8ast) jogaram muito bem, especialmente Terry, que sai do banco e tal como Jamal Crawford nos Hawks, sempre contribui de maneira consistente. Mas quem jogou, e demais foi o alemão Dirk Nowitzki. Com 33 pontos e 11 rebotes, Nowitzki foi o grande nome de Dallas e do jogo. Placar final de DAL 103@96 POR, 4-2 na série e classificação às semifinais da Conferência Oeste aos Mavs.

Enquanto isso na Louisiana…

A New Orleans Arena foi o palco da partida de número 6 entre Lakers @ Hornets. Apesar das boas atuações de Carl Landry (19pts, cestinha do time) e Chris Paul (10pts/8rebs/11ast), jogadores importantes na mecânica do time, como Trevor Ariza (12pts) e Emeka Okafor (7pts/7rebs) não estiveram em uma noite inspirada, ao contrário de seus adversários, que apesar das atuações apagadas de Ron Artest (4pts) e Derek Fisher (6pts/3ast), os demais foram muito bem. Destaque para Pau Gasol (16pts/8rebs/2bs), Andrew Bynum (18pts/12rebs) defensivamente sólido e competente no ataque, mas principalmente ele: Kobe Bryant. Aquele que quando não faz uma “graaaande” partida anota 24 pontos e em momentos importantes para LA. Sem contar na participação sempre oportuna de Lamar Odom (14pts/8rebs) saindo do banco para contribuir. Falou mais alto a força e a maior experiência de LA nesta série, que vence o jogo por 98@80, e a série por 4-2 avançando a mais uma semifinal de Conferência Oeste.

Já no Tennessee…

Um jogo fantástico e uma atmosfera contagiante tomaram conta do FedEx Forum, onde se realizou o jogo 6 entre Spurs @ Grizzlies. Empurrados pelos fãs, o time de Memphis jogou com alegria no ataque e concentração total na defesa, afinal enfrentavam o time que tinha a 2ª melhor campanha da liga na temporada regular, e que só não ficou com a melhor devido à derrota para os Suns na última rodada. Os Spurs tentavam equilibrar na base da força e da imposição da tradição da franquia em sempre chegar às cabeças das grandes decisões, mas os Grizzlies não estavam nem aí pra essa tal tradição queriam era atropelar o time do Texas e avançar à próxima rodada. E assim foi. Dos cinco “starters” (que iniciam o jogo, os ditos titulares aqui), apenas dois (Mike Conley e Sam Young c/ 9pts) não anotaram dois dígitos no jogo, o restante conseguiu contribuir com pelo menos dez pontos, como Marc Gasol (12pts/13rebs/2bs), Tony Allen (11pts) e principalmente Zach Randolph, que anotou 31 pontos/11 rebotes. Dos 31 pontos de Randolph, 16 foram no 4º período, e desses 16 pontos, 15 foram nos últimos 7 minutos de jogo, sensacional! Pelo lado dos Spurs, Tony Parker (23pts), Ginobili (16pts) e Tim Duncan (12pts/10rebs) foram os destaques. Antonio McDyess (10pts/2rebs) anunciou o encerramento de sua carreira nos Spurs. Vitória com autoridade dos Grizzlies por 91@99, 4-2 na série e classificado para as semifinais da Conferência Oeste pela 1ª vez em 16 anos de franquia, e na 2ª vez na história da liga em que um cabeça-de-chave número 8 elimina o número 1, desde o Golden State Warriors em 2007, quando bateu o Dallas Mavericks pelo mesmo placar desta série, 4-2.

Confiram abaixo, os confrontos das semifinais de Conferências:

CONFERÊNCIA OESTE:

Memphis Grizzlies @ Oklahoma City Thunder (Jogo 1 amanhã).

Dallas Mavericks @ Los Angeles Lakers (jogo 1 na segunda-feira).

CONFERÊNCIA LESTE:

Boston Celtics @ Miami Heat (Jogo 1 amanhã).

Atlanta Hawks @ Chicago Bulls (jogo 1 na segunda-feira).


O COMEÇO DAS SEMIFINAIS DE CONFERÊNCIA NO GELO

Jogando em Vancouver, os Canucks não precisaram fazer a força de um mamute tão necessária para vencer um jogo 7 diante dos Blackhawks, há somente 48 horas antes da estréia nas semifinais da Conferência Oeste. Na noite de quinta-feira, tudo que o time de melhor campanha na temporada regular precisou para vencer foi de um gol.

O arqueiro do Nashville Predators, Pekka Rinne fez o possível e até o impossível para segurar o ataque dos Canucks, parou 29 dos 30 tiros à sua meta, mas seus companheiros não lhe ajudaram a parar o Chris Higgins, e no minuto 12 do segundo período, aproveitando rebote da defesa dos Predators mandou um “chumbo quente” à meta de Rinne, que nada pôde fazer. Vitória de 0@1 no jogo, e 1-0 na série. O jogo 2 é hoje, em Vancouver.

Resultados dos jogos de ontem:

Tampa Bay Lightning 4@2 Washington Capitals (TBL 1-0).

Detroit Red Wings 1@2 San Jose Sharks (SJS 1-0).


MILIONÁRIOS VS. BILIONÁRIOS ROUND 4: A REVIRAVOLTA.

São exatamente 21h02min da noite de sexta-feira. Enquanto elaboro o post estou assistindo ao DRAFT 2011 da NFL, quando durante a transmissão americana eles param tudo para anunciar a volta do Lockout! Isso mesmo: Voltamos à estaca zero daquilo que pra mim era um passo gigantesco para termos os jogos da temporada 2011/2012 do Football.

Em Minneapolis, um grupo de três juízes da 8ª Corte de Apelações dos USA decidiram pelo deferimento do pedido da NFL por uma cessão temporária da liminar concedida na segunda-feira aos jogadores pela juíza Susan Nelson, que determinava o fim do Lockout. Os juízes concederam tal pedido até que sejam decididos os tais acordos trabalhistas, como teto salarial, entre outros. Até que tenhamos uma decisão concreta em relação ao acordo, nenhuma espécie de negociação poderá ser realizada, como trocas de jogadores entre as franquias, e transferências de jogadores “free agents” (o passe livre deles).

Alguns jogadores se manifestaram assim que ficaram sabendo da decisão, como o center Shaun O’Hara, dos Giants, em e-mail enviado à Associate Press: “Sim, acabei de ver… foi bom enquanto durou!” disse.

Foi um balde de água fria nos amantes da bola oval, mas principalmente nos jogadores, que já estavam pensando nos treinos, mas se analisarmos, não foi uma água tão fria assim, já que em princípio, o Lockout durará até que se definam estes acordos trabalhistas e principalmente porque o DRAFT ainda está em andamento e a NFL não quer nenhuma movimentação de mercado agitada. Pelo menos, não enquanto durar o impasse. A Corte de Apelações na próxima semana deverá decidir por mais um pedido da NFL, desta vez por uma cessão temporária ainda mais duradoura, que iria até o seu recurso da liminar. Este processo pode durar entre seis e oito semanas.

E conforme falei no post do Round 3 (na terça-feira): Sim. No “combate”, a NFL se levantou do “Knock Down” e não foi só isso. Ela contra-atacou e acertou um pequeno “gancho” na ponta do queixo dos jogadores, que balançaram, mas não caíram.

Segue a luta, e nós continuamos na torcida. Round 5: Provavelmente na semana que vem vocês ficarão sabendo por aqui.

NO HUDDLE

As Rapidinhas da NFL

PANTHERS - Conforme citado aqui, o Carolina Panthers escolheu um Quarter Back na 1ª escolha da 1ª rodada do DRAFT. E optou por Cam Newton, da Universidade de Auburn. A 2ª opção era Blaine Gabbert, este foi para o Jacksonville Jaguars.

BENGALS – Depois de muito “zunzum” e inúmeras negativas quanto à provável saída de Carson Palmer (na foto com o Ochocinco, abaixo) de Cincinnati, o próprio QB de 31 anos, falou que não joga no time na próxima temporada. Os Bengals, se precavendo deste comunicado selecionou na 3ª escolha da 2ª rodada na noite de ontem do DRAFT, o QB Andy Dalton(foto abaixo), da Universidade do Texas.

Outro que comunicou que não joga mais pelos Bengals foi o Wide Receiver Chad “Ochocinco” Johnson, que sairá à procura de time, aos 33 anos.


Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE