segunda-feira, 9 de maio de 2011

DUAS INDEFINIÇÕES, UMA SÉRIE EQUILIBRADA E UMA VARRIDA HUMILHANTE NOS PLAYOFFS DA NBA.

Por Germano "Iceman" Neres*



No FedEx Forum, no Tenessee…

Thunder @ Grizzlies fizeram o 3º jogo da série com toda a torcida de Memphis empurrando o time da casa para mais uma vitória rumo às finais do Oeste. Com duas equipes fortes na defesa e eficientes no ataque, o duelo só poderia ser mesmo resolvido no OT. Pelo lado do Thunder, mais uma vez Russell Westbrook (23pts/12ast) e Kevin Durant (22pts/12rebs) foram os destaques e conduziram o Thunder com a ajuda sempre bem vinda de Serge Ibaka (14pts/8rebs/6bs). Porém prevaleceu a força do fator local, e os Grizzlies não deram chances ao Thunder de comemorar triunfo em seus domínios. Com destaques para Mike Conley e OJ Mayo (na foto c/ a #32, 18pts cada) e principalmente para Zach Randolph, que fez double-double com 21 pontos e incríveis 21 rebotes (8 deles ofensivos), sendo o “fator X” dos Grizzlies, que venceram por 101-93 e retomaram a liderança na série, que agora é de 2-1, com o jogo 4 a ser realizado na noite de hoje em Memphis.

Uma certa dupla reapareceu e infernizou… Miami?!

O Heat foi à Boston enfrentar os Celtics com a intenção de voltar para casa com a classificação às finais do Leste. Porém, uma certa dupla renasceu e conduziu os donos da casa rumo à vitória que dá novo ânimo ao time. Apesar de atuação discreta de Ray Allen (15pts, 4/11 nos arremessos de quadra e só 2/5 em arremessos de 3P), Paul Pierce (27pts) e Kevin Garnett ( na foto, 28pts/18rebs) assumiram a responsabilidade e infernizaram a defesa do Heat. Dwayne Wade (23pts/7ast) foi bem e contou com a ajuda do banco de Joel Anthony (12pts/11rebs) e Mario Chalmers (17pts), mas essa ajuda foi insuficiente devido o baixo rendimento de LeBron James (15pts), Chris Bosh (6pts/5rebs) e principalmente Mike Bibby, que deixou a quadra zerado em pontos nos seus 30 minutos em quadra. Com estes problemas, o placar só podia apontar a vitória de Boston por 97-81 diminuindo a vantagem de Miami na série, que ainda lidera, mas por 2-1, com o jogo 4 acontecendo na noite de hoje no mesmo TD Garden, com transmissão ao vivo dos canais ESPN a partir das 20 horas, horário de Brasília.

Eis uma série onde impera o equilíbrio…

A Philips Arena recebeu mais um jogo da série entre Chicago e Atlanta e a Geórgia testemunhou mais um jogo de muito equilíbrio, esta palavra, aliás, resume o que está sendo este confronto. No jogo 1 tivemos uma quebra de mando de quadra que deixaram os fãs de Chicago preocupados com o futuro de sua franquia no mata-mata, mas bastou a série ir para a casa dos Hawks para os Bulls de cara vencerem o jogo conseguindo a quebra do mando de quadra dos Hawks, e retomando a vantagem de decidir em seus domínios caso seja necessário um sétimo e derradeiro jogo. Mas o Atlanta mostrou que não eliminou o Magic, um franco favorito a finalista do Leste antes do início da 1ª rodada, por acaso. Apesar dos ótimos desempenhos de Derrick Rose (34pts/10ast) e Carlos Boozer (18pts), os demais starters não estiveram bem e o banco dos Bulls, inoperante. O Hawks por sua vez também não teve aquela ajuda sempre providencial do banco da parte de Jamal Crawford (12pts), de atuação razoável, porém, Joe Johnson (24pts), Al Horford (20pts) e principalmente Josh Smith conduziram seu time à vitória. Johnson ficou muito perto de fazer triple-double (23pts/16rebs/8ast) e foi o principal destaque da partida vencida pelos Hawks por 100-88 empatando a série em 2-2, com o jogo 5 acontecendo amanhã em Chicago.

Uma varrida pra lá de humilhante…

O Dallas Mavericks jogou em casa, e em grande estilo bateu o “todo poderoso” Los Angeles Lakers. Nos dias que antecederam o jogo 4, os principais jogadores dos Lakers deram declarações garantindo aos fãs que não haveria a tal “varrida” e mais do que isso: eles fariam história virando a série pela 1ª vez na história da liga. Só esqueceram de avisar o time dos Mavericks, que entraram em quadra concentrados e decididos a não dar chance de sobrevivência a uma das equipes mais tradicionais da NBA. Uma vitória de LA poderia significar o início de uma improvável e inédita reação, mas os 17 pontos de Bryant, combinados com os 11 de Artest, 6 de Bynum e 5 de Fisher foram insuficientes, isso sem falar na contribuição baixíssima de Pau Gasol (10pts/8rebs), muito distante do espetacular jogador que estamos acostumados a ver. Já Dallas contou com uma atuação sem o brilho dos outros jogos desta série, mas ainda assim muito consciente e, sobretudo consistente de Dirk Nowitzki (17pts/7rebs). Jason Kidd fez 7 assistências apesar da baixa produção ofensiva (3pts), e do banco saíram os principais destaques deste derradeiro duelo, exemplos de Jose Barea (22pts/8ast), Peja Stojakovic (21pts, 6/6 em FG-3P e 7/7 nos arremessos de quadra), mas principalmente de Jason Terry (na foto, 32pts), no total foram impressionantes 86 pontos do banco de Dallas, contra 37 de LA, e um placar ainda mais incrível: LA 86@122 Dallas. Uma lavada humilhante, que “varre” LA dos playoffs e põe fim a uma das mais brilhantes carreiras da história da liga, Phil Jackson, Head Coach dos Lakers está “pendurando a prancheta”, uma forma nada agradável, nem desejável de pôr ponto final à trajetória daquele que é simplesmente o comandante com mais títulos da NBA (11 no total, 6 c/ o Bulls comandando Jordan, e 5 c/ LA). Perguntado sobre como ficaria a franquia com a sua saída, Jackson passou otimismo aos fãs do time: “Os Lakers sobreviverão, vão ficar bem.”


A BRIGA PELAS FINAIS DO OESTE GANHA MAIS EMOÇÃO!

Jogando em casa, e com a Rodgers Arena lotada de fãs na expectativa de ver sua equipe classificada para as finais do Oeste depois de 17 anos, o Vancouver Canucks decepcionou sua torcida e perdeu o jogo 5 para o Nashville Predators pelo placar de 4-3. Destaques para o Ala-direita Joel Ward, autor de 2 gols para o time de Nashville, e para o Center Ryan Kesler, que marcou 2 gols para os anfitriões. Os Canucks ainda lideram a série, só que agora por 3-2, com o jogo 6 sendo realizado na cidade de Nashville, hoje à noite.

Os Sharks ficaram com inveja dos Canucks e imitaram a proeza…

Outro que deu mole para o azar jogando diante de sua torcida foi o San Jose Sharks, que perdeu para o perigoso Detroit Red Wings pelo placar de 4-3. Destaques para o Center de Detroit, Datsyuk Pavel, com 3 assistências, e para o arqueiro Jimmy Howard também dos Red Wings, que parou 39/42 tiros à sua meta, com porcentagem de 92%. Os Sharks, tal como os Canucks, ainda lideram a série, só que agora por 3-2 e com o jogo 6 sendo disputado amanhã, em Detroit.



LET’S GET READY TO RUMBLE!

A Nobre Arte no MIOJO

Alguém se habilita a tirar o cinturão deste cidadão?!

Deu a lógica na madrugada de sábado pra domingo no MGM Grand, em Las Vegas. Lutando de forma mais cautelosa, mas usando e abusando de sua incrível velocidade e técnica apuradíssima, o filipino Manny “Pac Man” Pacquiao derrotou por pontos o norte-americano “Sugar” Shane Mosley e manteve seu cinturão da WBO (Organização Mundial de Boxe) categoria Welterweight (Meio-médio) em sua 14ª vitória consecutiva (não perde desde 2005 quando enfrentou Erik “El Terrible” Morales).

Pacquiao não conseguiu o “Knock Out” tão desejado pelos seus fãs, lutou de forma mais cautelosa respeitando o cartel de Mosley, mas ainda assim, em nenhum momento perdeu o controle do combate ou foi ameaçado, o que me surpreendeu negativamente em Shane Mosley, muito agressivo em seus melhores momentos no tablado, só que isso foi há mais ou menos uns 10 anos, pois “Sugar” Shane Mosley mostrou não ser mais o mesmo ao não demonstrar em momento algum do combate a explosão técnica que durante algum tempo tirou o sono de seus oponentes, como Oscar De La Hoya por exemplo, que ele venceu em 2 oportunidades, e no auge do grande Oscar.

Pacquiao mostrou que apesar de conciliar a rotina dos tablados com a vida no congresso filipino, o que atrapalha de certa forma sua preparação pré-combate, não o faz perder sua qualidade principal: A velocidade. Durante os 12 rounds ele foi rápido, foi veloz, e foi eficiente encaixando a grande maioria de seus golpes em Mosley. No 3º round, o filipino com uma seqüência maravilhosa levou o norte-americano à “Knock Down” e por pouco não resolveu ali o combate. O ponto negativo veio da arbitragem, que errou no 10º round ao abrir contagem contra Pacquiao sendo que o mesmo foi na verdade empurrado pelo Mosley. Dali até o 12º e último round, um irritado “Pac Man” caçou um apavorado Mosley até o final da luta tentando o “Knock Out”, mas o “corre-corre” do norte-americano no ring fugindo do filipino foi vergonhoso, mas eficiente para ele Mosley, que terminou o combate em pé.

No final, os juízes determinaram a vitória de Pacquiao por decisão unânime, com a seguinte pontuação: 119-108, 120-108, 120-107 (a mesma marcação minha).



FAST BALL

As Rapidinhas do Baseball

Saíram os primeiros “No-Hitter” da temporada do Baseball da MLB. Na última terça-feira, o dominicano Francisco Liriano (foto) fez uma partida sensacional ajudando sua equipe, o Minnesota Twins a vencer por 1-0 o Chicago White Sox arremessando 123 bolas, e conseguindo assim o 1º “No-Hitter” da temporada.

O “No-Hitter” acontece quando um jogador participa das 9 Innings sem ceder uma rebatida sequer ao adversário. Liriano, de 27 anos, conseguiu apenas 2 Strike Outs no jogo, e permitiu 6 Walks (jogadores em base por erros do arremessador). Os Twins não tinham um “No-Hitter” há 12 anos.

No sábado foi a vez de Justin Verlander (foto), que ajudou o seu Detroit Tigers a vencer o Toronto Blue Jays por 9-0 com um “No-Hitter”. Verlander arremessou 108 bolas, 74 por Strikes, e só não conseguiu o chamado “jogo perfeito” (quando nenhum adversário chega em base) porque cedeu uma base na 8ª Inning.

Outros resultados do domingo:

Detroit Tigers 5@2 Toronto Blue Jays.

LA Dodgers 4@2 NY Mets.

Washington Nationals 0@8 Florida Marlins.

Houston Astros 4@5 Pittsburgh Pirates.

Minnesota Twins 5@9 Boston Red Sox.

Tampa Bay Rays 5@3 Baltimore Orioles.

NY Yankees 12@5 Texas Rangers.

Oakland Athletics 5@2 Kansas City Royals.

Milwaukee Brewers 1@3 St. Louis Cardinals.

Cincinnati Reds 2@0 CHI Cubs.

Cleveland Indians 5@6 LA Angels.

Arizona Diamond-Backs 3@4 San Diego Padres.

Colorado Rockies 0@3 San Francisco Giants.

Chicago White Sox 5@2 Seattle Mariners.

Atlanta Braves 5@2 Philadelphia Phillies.

Abraço a todos!




* Germano "Iceman" é blogueiro do POLIVALENTE onde escreve sobre esportes e outros assuntos, e é colaborador semanal do MIOJO GENÉRICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE