sábado, 14 de maio de 2011

QUASE TIVEMOS A DEFINIÇÃO DOS FINALISTAS DE CONFERÊNCIAS NA NBA. EU DISSE: QUASE.

Por Germano "Iceman" Neres*




Miami avança. Será o fim da supremacia dos Celtics?!

O Miami Heat bateu o Boston Celtics no jogo 5 por 97-87, e fez 4-1 na série. A partida foi na American Airlines Arena, na Florida, e o Heat impôs o seu ritmo forte desde o início do jogo para bater Boston sem precisar voltar ao TD Garden para um 6º jogo. Nos Celtics, Rajon Rondo, lesionado no cotovelo no jogo 3 atuou visivelmente descontado e não conseguiu fazer grande partida anotando apenas 6 pontos e 3 assistências em 30 minutos dentro de quadra, Paul Pierce (12pts) também não foi bem e apesar da contribuição de Delonte West (10pts) vindo do banco, apenas Kevin Garnett (15pts/11rebs) e Ray Allen (18pts, 5/10 no FG/3P) fizeram boa partida. Pelo lado do Heat, o “Trio Ternura” marcou junto 81 pontos do time. Chris Bosh (14pts/11rebs) fez grande partida nos dois lados da quadra, principalmente na defesa, Dwayne Wade (foto, 34pts/10rebs/5ast) acelerava o ritmo do time sempre que necessário e terminou como cestinha do jogo sendo sensacional como na maioria dos jogos do Heat nesses playoffs, mas a noite foi de LeBron James. Com 33 pontos e 7 rebotes, James anotou os últimos 8 pontos de Miami no jogo mostrando que o Heat pode sim chamá-lo nos instantes finais e decisivos do jogo – ainda que eu não pense assim, ainda não o vejo como “clutch” -, LeBron jogou muito e exorcizou o fantasma das séries do ano passado, quando não conseguiu conduzir o Cleveland Cavaliers perdendo a série contra o mesmo Boston. Este trio do Heat marcou junto nos playoffs, 75% dos pontos do time, e neste jogo, eles foram os únicos a anotarem dois dígitos nas estatísticas, Wade e James são craques incontestáveis, já Bosh está há uns dois ou três degraus abaixo, é um grande complemento do trio, mas isso só evidencia que Miami depende e muito deles para obter êxito em seus jogos. Nesta série contra Boston, isso ficou muito claro em alguns momentos, quando Wade e James encontraram dificuldades, o time sentiu. E se apenas um dos dois tivesse jogado bem neste jogo 5, a história poderia ser outra e eu estaria provavelmente escrevendo sobre o jogo 6 ou até do 7, mas como deu Heat na série, eles avançam e enfrentam o Chicago Bulls na final do Leste.



E por falar nos Bulls…

O Chicago Bulls também venceu. Foram até a Geórgia e enfrentaram o Atlanta Hawks e mais a Philips Arena lotada, aos Hawks era vencer ou vencer para forçar o decisivo jogo 7 no Illinois, mas apesar de forçar muito o ritmo e contar com a contribuição defensiva de Zaza Pachulia (13rebs) saindo do banco, as principais armas do Atlanta não conseguiram funcionar. Mesmo com grandes atuações de Joe Johnson (19pts) e Josh Smith (foto #5, 18pts), titulares como Jeff Teague (4pts), Al Horford (7pts/4rebs) e Jason Collins (4pts) e mais Jamal Crawford (8pts) que sempre sai muito bem do banco estiveram muito abaixo das expectativas e os Hawks sentiram demais.

Pelo lado dos Bulls, em noite de um Derrick Rose que pouco pontuou, mas foi bem (19pts/12ast), os principais destaques foram Luol Deng (foto #9, 13pts/5rebs/5ast), Joakim Noah (11pts/6rebs/3bs) e Carlos Boozer (23pts/10rebs), que teve um aproveitamento de 10/16 nos arremessos de quadra e carimbou a passagem de Chicago às finais da Conferência Leste. Final de Bulls 93-73 e 4-2 na série, para a alegria e orgulho de Scottie Pippen, grande jogador dos Bulls e principal escudeiro de Jordan nos anos 90, que estava na platéia assistindo ao jogo. Aliás, os Bulls não classificavam para as finais da conferência desde 1998, exatamente quando a dupla conduziu a franquia à conquista de seu último título, seria um aviso?!


Grizzlies não desiste. E teremos o sétimo jogo!

O Thunder foi mais uma vez ao Tennessee para enfrentar os Grizzlies e dispostos a pôr fim à série sem a necessidade de um jogo 7. E pelo começo do jogo parecia mesmo que a série terminaria na noite de ontem, tanto que comecei a redigir o post antes ainda do halftime, mas não devia fazê-lo, os Grizzlies reagiram e voltaram no 2º tempo com uma disposição e raça incríveis, contagiando a torcida no FedEx Forum lotado, que foi junto no embalo e empurrou o time da casa à vitória por 95-83 empatando a série em 3-3. Destaques no Thunder para Russell Westbrook (27pts) e James Harden (14pts/6rebs), mas como sempre digo, se Kevin Durant (11pts/7rebs) não joga bem, não adianta o Westbrook fazer sozinho a sua parte. Durant não esteve em uma grande noite fazendo sua pior partida de playoff da carreira, e conseqüentemente, Oklahoma sucumbiu à forte marcação de Memphis, e mais uma vez, à força aliada a técnica de Zach Randolph (foto #50, 30pts/13rebs/2bs), que foi um gigante no 4º período comandando sua equipe, e pela 4ª vez nesta pós-temporada marcando no mínimo 30 pontos/10 rebotes. O Thunder, depois de sofrer muito no jogo 1 quando Z-Bo anotou 34 pontos parecia ter encontrado a fórmula para neutralizá-lo no garrafão ofensivo nos 4 jogos seguintes, quando retomaram o controle da série, mas neste jogo 6, Randolph mostrou porque foi eleito para o 3º time de All Stars da liga. Destaques no Grizzlies também para OJ Mayo (16pts) e Mike Conley (11pts/12ast). Memphis renasce na série e vai á Oklahoma no domingo para o derradeiro sétimo jogo. Eu usei o termo “renascer” porque se lembrarmos a segunda-feira (jogo 4), onde os Grizzlies lutaram bravamente durante três OTs (prorrogações) e forçaram o jogo 5 onde foram derrotados pela maior diferença entre as duas franquias até aqui (99-72), confesso que apesar de ser muito bom time, eu não esperava que Memphis pudesse reagir de forma tão espetacular, e querem saber?! Por tudo o que fizeram até aqui, independente de quem será o vencedor domingo, e que conseqüentemente enfrentará o Dallas Mavericks na final da Conferência Oeste, de antemão parabenizo aos dois times pela extraordinária série.


A lição destes playoffs a duas grandes potências da liga.

Por pouco não tivemos a definição dos finalistas de conferências do basket da NBA, ainda estamos esperando por uma chave e no oeste, e foi um jogo em que antecipei por aqui há duas semanas (quando recém haviam feito o 2º jogo, confiram no post do dia 7) que a tendência seria realmente por uma decisão em 7 jogos, e é o que vai acontecer. As finais de conferência prometem ainda mais do que foi tanto na 1ª rodada quanto na 2ª quando falamos no alto nível técnico das partidas, falo sem medo de errar que estamos vivenciando a melhor e mais equilibrada série de playoffs da NBA dos últimos anos, ainda mais que nesta pós-temporada já não temos o Lakers de Kobe Bryant, nem o Celtics de Paul Pierce, Ray Allen, Kevin Garnett e Shaquille O’Neal. Aliás, esta é a 1ª vez em 13 anos que não teremos pelo menos um desses 3 grandes atletas (Bryant, O’Neal e Pierce) nas semifinais da liga, parece ser algo insignificante, mas não é. Entendo que isto mostra uma nova tendência na principal liga de Basketball do mundo. Tanto Lakers como Celtics, se quiserem continuar como as grandes potências de suas respectivas conferências, como foram nos últimos anos precisarão rever alguns conceitos, a começar por baixar e muito a média de idade de seus grupos. Até o grande Magic Johnson já disse isso falando em rede nacional nos USA, que a franquia deveria deixar somente Kobe Bryant e negociar o restante do time titular. Particularmente entendo que Magic pegou um pouco pesado ao incluir nesta “sacola de dispensas” um jogador como Pau Gasol, por exemplo, que não fez uma boa pós-temporada é verdade, mas daí achar que ele está velho e que não serve mais para o time vai uma grande diferença. Se LA dispensar Gasol quero que o Donnie Walsh (Manager dos Knicks) vá buscá-lo no mesmo dia, já estou até sonhando com um garrafão do meu time com Gasol e Stoudemire, meu Deus! Ainda mais com as especulações de que Dwight Howard pode parar em LA e junto com ele Chris Paul, dos Hornets. Howard tem mais um ano de contrato e depois disso torna-se “free agent” (livre para negociar), já Chris Paul, depois de quase ter ido para os Knicks, surge agora novo boato, mas creio que os Hornets não vão reforçar um rival de conferência, não agora que quase foram eles que desclassificaram LA dos playoffs.

Contudo, as finais da Conferência Leste começam no domingo, com o jogo entre Miami Heat @ Chicago Bulls no United Center, em Chicago. A ESPN por razões contratuais só poderá transmitir pela TV as finais do Oeste, mas a Rádio Estadão/ESPN transmitirá ao vivo os jogos da série do leste, e o jogo 1 de MIA @ CHI será a partir das 21 horas, horário de Brasília.

Bom fim de semana a todos!


*Germano "Iceman" é blogueiro do POLIVALENTE e colaborador semanal do MIOJO GENÉRICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE