sábado, 21 de maio de 2011

OKLAHOMA VENCE E QUEBRA O MANDO DE QUADRA DO DALLAS.

Por Germano "Iceman" Neres*


Mais uma vez o American Airlines Center no Texas foi palco do duelo entre Thunder e Mavericks. As estrelas mais uma vez corresponderam às expectativas e proporcionaram um grande espetáculo, mas para a decepção dos fãs de Dallas que lotaram arena, quem levou a melhor na noite de ontem foi o time de Oklahoma que bateu os donos da casa pelo placar de 106-100 e empataram a série em 1-1.

O 1º quarto mostrou o que seria a tendência do jogo até o seu final, com o Thunder apostando na capacidade atlética de sua defesa e na saída rápida para o ataque sempre com Russell Westbrook ou Kevin Durant (decolando na foto), já os Mavericks igualmente com defesa muito forte, mas preferindo a quebra do ritmo e a cadência nas ações ofensivas sob a batuta do extraordinário Jason Kidd, vez por outra acelerava o ritmo, mas com Jose Barea em quadra, e o 1º quarto terminou com os donos da casa em vantagem (31-26), mas com Durant com destaque (14pts).

O mesmo Durant fez um 2º quarto bem apagado anotando apenas 2 pontos, foi quando os Mavericks passaram a dominar o jogo, mas isso aconteceu nos dois primeiros minutos de quarto, pois depois o Thunder novamente retomou o ritmo e passou novamente a ditar o ritmo, com a diferença que agora Dallas não deixava os visitantes escaparem no marcador, com Barea, Nowitzki (na foto #41) e Terry muito bem no ataque. Mas acabou que com um bom período de Westbrook e James Harden, os visitantes foram para os vestiários em vantagem, ainda que pequena: 59-57.

As duas equipes retornaram para o 2º tempo como se fosse o 1º em termos de ritmo e preparo físico, muita velocidade na transição, defesas sólidas e eficientes também no ataque, como Tyson Chandler (10pts) no Dallas, já que Nowitzki havia ido para o banco, o mesmo ocorrendo com Kidd, entrando Barea e Stojakovic, e no Thunder, Durant, Westbrook e Harden seguiam dividindo as tarefas na quadra ofensiva e defensiva, Harden estava impossível da linha dos 3 pontos e foi o que manteve a vantagem dos visitantes ao final do 3º quarto, com um apertado 77-76.

O último período nos reservou muitas surpresas e emoção. Os Mavericks não queriam permitir a quebra do mando de quadra, já que os próximos dois jogos são em Oklahoma, o Thunder veio igualmente com tudo com Kevin Durant centralizando as ações ofensivas junto com Westbrook e Harden, e os Mavs com Kidd, Terry e principalmente Nowitzki equilibravam o jogo e foi assim até o final, troca de cestas de lado a lado, e em um momento o jogo se transformou em um “mini-campeonato de 3 pontos”, com Harden pelo Thunder e Barea pelo Dallas, mas depois tudo se resumiu em Dirk Nowitzki e Kevin Durant. Nos últimos 30 segundos aconteceu algo inesperado: Oklahoma vencia por 104-99 quando Nowitzki sofreu falta para 3 lances livres, ele converte o 1º, mas ERRA o 2º depois de 44 lances livres consecutivos. Ele converte o 3º e o placar seguia com Oklahoma em vantagem por 104-101 quando aconteceu outro erro de Dallas, que não cometeu a falta rápida, Tyson Chandler acabou cometendo a mesma em Sefolosha, mas o cronômetro mostrava apenas 8 segundos restantes de jogo, o mesmo Sefolosha converteu os lances livres e pôs fim ao jogo. Destaque em Dallas para Nowitzki (29pts/5rebs/5ast), Tyson Chandler (15pts/13rebs), Jason Kidd (13pts/7ast) e Jose Barea (11pts), no Oklahoma, Russell Westbrook (18pts) e Kevin Durant (24pts) jogaram muito, mas quem roubou a cena foi o 6º homem do Thunder, James Harden (na foto). Com 23 pontos/7 rebotes e aproveitamento de 4/7 nos arremessos de 3 pontos, Harden foi o nome do jogo 2. A vitória do Thunder empatou a série e o jogo 3 será realizado amanhã em Oklahoma, com transmissão ao vivo dos canais ESPN a partir das 22 horas, horário de Brasília.


VITÓRIA DA COMPETÊNCIA. DA DEFESA OU DO ATAQUE?!



O Boston Bruins venceu na noite de ontem o Tampa Bay Lightning na cidade de Tampa pelo placar de 2-0 e assume a liderança na série com 2-1. Os gols foram marcados por David Krejci, logo a um minuto de jogo aproveitando bobeira da defesa de Tampa Bay, e por Andrew Ference no minuto 8 do 3º período.

Foi um jogo em que os Bruins foram perfeitos na defesa e competentes no ataque aproveitando as oportunidades que tiveram para marcar. Sua defesa mostrou a mesma força que os fizeram virar a série da 1ª rodada quando perdiam por 2-0 e tudo parecia perdido, o grande destaque não poderia ser outro: o arqueiro Tim Thomas parou todos os 31 disparos à sua meta e se redimiu das falhas do jogo 1, quando colaborou para pelo menos 2 gols do Lightning. “Ele tem sido nosso MVP desde o início dos playoffs, eu sabia que ele queria realizar grande partida hoje e foi isso que aconteceu, nós temos confiança total nele e ele sabe disso.” Disse Milan Lucic, uma das lideranças do time.

As duas equipes voltam a se enfrentar amanhã na cidade de Tampa para o jogo 4, com transmissão ao vivo da ESPN a partir das 15 horas, horário de Brasília, mas deverá começar a transmitir a partida já em andamento devido à decisão da Heineken Cup de Rugby.

SHARKS BATE CANUCKS EM PARTIDA QUE PARECIA TRANQUILA, MAS…

O San Jose Sharks jogou em casa e venceu na noite de ontem o Vancouver Canucks pelo placar de 4-3 diminuindo a vantagem dos canadenses na série, que seguem na liderança, mas agora por 2-1.

Foi um baita jogo como não podia ser diferente, mas confesso que esperava muito mais agressividade dos Canucks no início do jogo mesmo sendo eles os visitantes, mas quem tomou a iniciativa de atacar foi a equipe dona da casa, os Sharks simplesmente não deixavam os Canucks respirarem e pressionavam demais, até que no minuto 4 do 1º período, Patrick Marleau abre o placar e incendeia a HP Pavilion At San Jose. Passados 4 minutos os Sharks ficam no Power Play e este é um momento especial na arena, pois quando acontece de os Sharks jogarem nesta situação, enquanto durar o PP fica tocando a todo volume na arena, a trilha do filme “Jaws” (no Brasil com o título de “Tubarão”), e foi assim que Ryane Clowe ampliou para os Sharks, e no final do 1º período ainda foi possível mais um gol dos Sharks, através de Patrick Marleau novamente (lance da foto).

No 2º período não tivemos gols, mas vimos brilhar o arqueiro dos donos da casa, o finlandês Antti Niemi, que fez defesas maravilhosas salvando os Sharks em várias situações, os Canucks tentavam de tudo, mas nem em situações de PP conseguiam romper a sólida defesa dos anfitriões, quando o puck (a “bola” do jogo) não parava na defesa, era nas mãos ou no corpo do arqueiro Niemi.

A coisa esquentou mesmo foi no 3º e último período, quando os Canucks resolveram ir com tudo pra cima para tentar diminuir a vantagem no placar e quem sabe buscar o empate ou a vitória, até conseguiram marcar através de Alexander Burrows logo no 1º minuto, mas Dan Boyle tratou de marcar mais um para os anfitriões no minuto 6 se beneficiando do PP, e a defesa dos Sharks além de concentrada estava muito agressiva. Tão agressiva que no minuto 11, depois de um “check” (movimento em que um jogador faz um bloqueio no adversário empurrando-o contra a mureta, às vezes com certa violência) de parte de Jamie McGinn dos Sharks, os árbitros julgaram ter sido muito violento, tanto que retirou o atleta dos Canucks do gelo, e com isso os Sharks foram punidos com o “Major Penalty”, que determina não só o PP, mas mesmo depois do adversário marcar um gol, ao contrario da punição de PP normal, não retorna nenhum jogador até que o tempo da penalidade se esgote por completo, e além desta penalidade o jogador McGinn foi excluído da partida.

Com isso os Canucks foram pra cima com a vantagem de um homem a mais no gelo e botaram fogo no jogo marcando 2 gols, através de Dan Hamhuis no minuto 13 e Kevin Bieksa no 16’, mas restava pouco tempo e apesar de pressionarem nos minutos finais retirando até seu arqueiro Roberto Luongo (34/38) para que pudessem atacar com um jogador a mais na zona ofensiva, os Sharks defenderam o resultado e garantiram a vitória que parecia muito tranqüila no 1º período, mas que se tornou até meio dramática no fim. Destaques da partida para Patrick Marleau, autor de 2 gols e 1 assistência, e naturalmente para o arqueiro Antti Niemi (foto), que fez 27 defesas dos 30 disparos à sua meta. Para Henrik Sedin dos Canucks, a derrota teve um “por que”: “Você tem que marcar lá, com as chances que criamos tinha que marcar, Niemi foi muito bem essa noite, mas ainda assim não justifica o fato de perdermos tantas chances, essa é a verdade!” disse. Já para o Center Joe Thornton dos Sharks, eis a receita para ir a mais uma final da Stanley Cup: “Agora, cada jogo pra nós é jogo 7! Percebemos como foi importante a noite de hoje, pois o próximo jogo é ainda mais… nossos fãs apareceram em massa e nos deram o combustível a mais que faltava, mas sabemos realmente a importância da noite de hoje, foi demais!” disse um empolgado Thornton. As duas equipes voltam a se enfrentar no domingo na mesma HP Pavilion, em San Jose.


Abraço e bom fim de semana a todos!



*Germano "Iceman" Neres é blogueiro do POLIVALENTE e colaborador semanal do MIOJO GENÉRICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE