segunda-feira, 16 de maio de 2011

PODEMOS CHAMAR DE SURPRESA O RESULTADO DO JOGO 1 DAS FINAIS DO LESTE DO HOCKEY?!

Por Germano "Iceman" Neres*







Na noite de sábado, Tampa Bay Lightning @ Boston Bruins se enfrentaram pelo 1º jogo da série das finais da Conferência Leste. E o bom time do Lightning surpreendeu os donos da casa e venceram o jogo por 5-2. Há quem diga que os Bruins estranharam o esquema 1-2-1 do Lightning e por isso não conseguiram repetir as atuações que os fizeram “varrer” o Philadelphia Flyers na rodada anterior, aliás, se este foi realmente o motivo da derrota, não são os primeiros que têm dificuldades no enfrentamento com o Lightning, pois os Capitals tinham antes dos playoffs a melhor campanha da conferência leste, e no entanto, quando enfrentaram o Tampa Bay voltaram pra casa mais cedo, com o craque Alex Ovechkin e tudo. E já ali falavam e muito dessa história do esquema tático empregado pelo técnico Guy Boucher. Como ainda não me familiarizei com os conceitos táticos do Hockey prefiro me abster de opinar pelo menos por enquanto, e preferir falar dos méritos da equipe de Tampa Bay que cresceu na hora certa e está jogando muito bem nestes playoffs mostrando que quer repetir o triunfo de 2004 quando levantou o objeto de desejo dos amantes do Hockey no gelo, a Stanley Cup. Tampa Bay resolveu o jogo logo no 1º período, quando aproveitando um instante de “apagão” de Boston, abriu o placar com Sean Bergenheim no minuto 11, 20 segundos mais tarde, Brett Clark amplia e um minuto depois disso Teddy Purcell marca o 3º gol dos visitantes. Aos Bruins restou se atirar para o ataque, mas esbarrava na forte defesa do Lightning, e quando conseguiam romper esta defesa paravam nas mãos do arqueiro Dwayne Roloson, um dos destaques da partida com 31 defesas em 33 disparos. Aos 41 anos, Roloson vem sendo um dos melhores, senão o melhor arqueiro da pós-temporada. Ainda assim, Boston descontou em duas oportunidades através de Tyler Seguin e Johnny Boychuk, mas Marc Bergeron e Simon Gagne já haviam ampliado para o Lightning e dado números finais na partida. Com a vitória de 5-2 (1-0 na série), o Lightning quebra a vantagem do mando de quadra dos Bruins e fazem o jogo 2 na terça-feira, em Boston. O técnico Boucher saiu de quadra satisfeito, mas cauteloso: “Eles são muito boa equipe. Saíram mordidos e virão com tudo no jogo 2, Thomas (arqueiro dos Bruins) falhou em um dos gols, mas ainda fará muitos milagres. Eles têm muito orgulho. O que quero dizer é que foi apenas o 1º jogo, e nós não fizemos nada ainda.” Concluiu.

Os Canucks levaram um susto. Mas no final…

No domingo foi a vez do jogo 1 entre San Jose Sharks @ Vancouver Canucks pelas finais da Conferência Oeste. O time da casa não disputava uma final de conferência desde 1994, e embora tenham sentido o jogo no 1º período, o time canadense – o único nas finais da liga – venceu pelo placar de 3-2 e abriram 1-0 na série. Mas não foi nada fácil para os Canucks arrancar este resultado da equipe de San Jose, que abriu o placar no final do 1P através de Joe Thornton, os Canucks empataram logo no início do 2P com Maxim Lapierre, mas no Power Play, os visitantes retomam a liderança no placar com Patrick Marleau. Os Canucks vieram para o 3º período muito dispostos e decididos a definir o jogo logo, e no minuto 7, Kevin Bieksa com um belo “wrist shot” empatou a partida. Um minuto mais tarde, os donos da casa têm um Power Play e não desperdiçam, na base da pressão peculiar quando se encontram nesta situação, Henrik Sedin fica cara-a-cara com o excelente arqueiro dos Sharks Niemi (35/38 – 92,1% de defesas) e toca para o gol da vitória. O jogo 2 será na quarta-feira, na mesma Vancouver.

COMO EU JÁ HAVIA DITO, QUANDO DURANT JOGA…



Dá Oklahoma City Thunder. Simples assim. Não bastasse estar jogando em casa, o Thunder ainda contou com a inspiração de seu principal jogador na vitória por 105-90 (4-3 na série). Kevin Durant anotou sensacionais 39 pontos, pegou 9 rebotes e distribuiu 3 tocos, e infernizou a defesa dos Grizzlies com seus arremessos de média e longa distância, não bastasse isso, ainda contou com o apoio sempre muito bem vindo do banco de James Harden (17pts, 4/8 nos 3P) e principalmente de seu fiel escudeiro - muitas vezes protagonista – Russell Westbrook, que deixou a quadra com um triple-double (14pts/10rebs/14ast) sendo este, o 5º triple-double da história da liga em um jogo 7 de playoff. Pelo lado de Memphis, Zach Randolph (17pts/10rebs) foi destaque, e Mike Conley (18pts) o cestinha de seu time, já Marc Gasol (12pts/7rebs) e OJ Mayo (14pts) fizeram partida muito discreta. Os Grizzlies voltam pra casa, mas devem fazê-lo de cabeça erguida. Pois nunca haviam vencido um jogo de playoff e nesta pós-temporada a conquistaram pela 1ª vez, nas séries em que jogaram muito e eliminaram o poderoso San Antonio Spurs de Tim Duncan, Manu Ginobili e Tony Parker, sem falar no trabalho que deram ao Oklahoma nesta 2ª rodada fazendo até aqui, a série mais espetacular deste ano. E ao Thunder, o jogo 1 com o Dallas Mavericks está marcado para terça-feira, às 22 horas, horário de Brasília, com transmissão ao vivo dos canais ESPN.

CHICAGO SE IMPÕE EM CASA E NÃO PERDOA O BADALADO HEAT.



Sob o comando de Derrick Rose, o Chicago Bulls venceu o Miami Heat no United Center por expressivos 103-82, e com autoridade abre 1-0 na série melhor de sete jogos valendo pelas finais da Conferência Leste. O Heat sentiu a força de uma defesa fisicamente diferenciada das que eles haviam enfrentado até aqui, LeBron James que o diga, já que acertou apenas 5/15 arremessos de quadra e anotou só 15 pontos, Dwayne Wade, tão brilhante nos momentos de maior dificuldade de Miami na pós-temporada igualmente teve péssimo aproveitamento nos arremessos (7/17) e anotou apenas 18 pontos. Com dois dos integrantes do “Trio Ternura” jogando abaixo da média, a missão de tentar conduzir o time da Flórida ficou para Chris Bosh (30pts/9rebs) que apesar de ter feito muito boa partida, foi apenas ele. Do banco, a contribuição para Miami não ultrapassou os 15 pontos, e nos starters, Mike Bibby (4pts) foi discretíssimo, mas não foi pior do que Joel Anthony, que ficou 30 minutos na quadra e não anotou sequer um pontinho. Pelo lado de Chicago, Derrick Rose (28pts) foi o nome do jogo, mas contou com a ajuda sempre muito competente de Luol Deng (21pts, 4/6 nos 3P/7rebs) que possui a maior marca de tempo de quadra desta pós-temporada: média de 43 minutos por partida. E não é só isso, Deng joga este tempo todo e com consistência, tanto na defesa como no ataque, com seus arremessos de longa distância. Luol Deng às vezes me lembra na maneira de jogar o Jamal Mashburn, que jogou em diversas equipes nos anos 90 e 2000, entre elas, no próprio Heat, e igualmente tinha grande capacidade de ficar dentro de quadra por longo tempo e arremessava muito bem de fora do perímetro. Mas considero Deng mais jogador porque tem a cabeça mais no lugar, Mashburn era louco de pedra. Carlos Boozer (14pts/9rebs) também foi bem, e do banco de Chicago, a contribuição foi de 28 pontos, o que também foi um diferencial no duelo, destaque para Taj Gibson (9pts/7rebs). As duas equipes voltam a se enfrentar no mesmo United Center na quarta-feira para o jogo 2 da série.

NO DUELO DE MAIS DE 100 ANOS DE RIVALIDADE, RED SOX “VARRE” OS YANKEES EM PLENA NY!



Foi um grande jogo no Sunday Night Baseball ontem à noite. E o duelo não poderia ser melhor: Boston Red Sox @ New York Yankees no Yankee Stadium. Na 1ª série logo no início da temporada, os Sox venceram 3 dos 4 confrontos, e agora venceram os 3 duelos, com grande atuação do seu Line Up (grupo de rebatedores) que conta com alguns dos grandes nomes da liga, como: Adrian Gonzalez, David Ortiz, Carl Crawford e Kevin Youkilis. Este pessoalzinho faz com que os arremessadores dos adversários forcem o braço, induzindo-os ao erro, que pode gerar um Home Run (quando a bola vai pra galera) ou um walk (quando o jogador apenas avança para a próxima base). Os Yankees igualmente possuem um belo Line Up, com: Alex Rodriguez, Curtis Granderson, Derek Jeter, Robinson Cano, Nick Swicher e Brett Gardner, mas a noite foi dos Sox. Os Yankees chegaram a sair na frente abrindo 4-1 no placar, mas quando Youkilis (foto) foi para o bastão na 3ª Inning tratou de bater um Home Run e dar início a reação dos visitantes, ajudando a empatar a disputa. Ortiz bateu seu Home Run na 5ª entrada e na 8ª, quando os Yankees ensaiavam uma reação que poderia levá-los à vitória, Joba Chamberlain arremessa uma “bala xaxá” (uma bala que se vendia aqui perto nos anos 80, os americanos chamam de bolachinha doce quando é uma bola considerada fácil demais de rebater) no meio da zona de strike e um tal de Jarrod Saltalamacchia manda a bola pra galera e acaba com as esperanças dos Yankees e com a minha noite também. Placar de 7-5 para Boston.

Nos Yankees, destaque para Curtis Granderson (foto abaixo), que bateu um Home Run sendo este, o 13º seu na atual temporada tornando-se o melhor e mais confiável jogador Yankee no bastão até aqui. O outro Home Run dos Yankees foi batido pelo Andruw Jones na 2ª entrada. Mariano Rivera entrou na 9ª Inning e permitiu apenas 1 hit (rebatida válida), depois mandou o Line Up dos Sox de volta para o banco, porque com o “Poderoso Chefão” não tem perdão!

Nos Red Sox, o outro destaque foi o Pitcher Jon Lester, que cedeu 4 corridas, mas conseguiu 7 Strike Outs terminando com ERA de 3.28 em um IP de 6.0. Jonathan Papelbon fechou o jogo para os visitantes com 1 SO e ERA de 2.70.

Outros resultados do domingo:

Baltimore Orioles 9@3 Tampa Ray Rays (23-17, líder da D. Leste/LA).

Toronto Blue Jays 11@3 Minnesota Twins.

Los Angeles Angels 4@5 Texas Rangers (c/ 22-19, LAA líder da D. Oeste/LA).

Chicago White Sox 4@3 Oakland Athletics.

St. Louis Cardinals 7@9 Cincinnati Reds (c/ 23-17, líder da D. Central/LN).

Florida Marlins 4@8 Washington Nationals.

Philadelphia Phillies 2@3 Atlanta Braves (PHI, c/ 25-14, líder da D. Leste/LN).

NY Mets 7@4 Houston Astros.

Pittsburgh Pirates 6@9 Milwaukee Brewers.

San Diego Padres 8@2 Colorado Rockies.

Arizona Diamondbacks 4@1 LA Dodgers.

Abraço a todos!


*Germano "Iceman" Neres é blogueiro do POLIVALENTE e colaborador semanal do MIOJO GENÉRICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE