sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Budweiser: premium só no nome... e no preço!!


Estamos em meio a uma guerra mercadológica. A mais ou menos um ano a gigante Heineken comprou a Kaiser e passou a fabricar e inundar o mercado brasileiro com a deliciosa cerveja Premium Lager Heineken.

Mas antes de seguirmos vamos definir o que é uma cerveja premium lager; segundo a Larrouse da Cerveja, cervejas premium são aquelas que não devem conter conservantes, aditivos químicos e conter no máximo 25% de adjuntos. Adjuntos são outros cereais maltados, tais como arroz, milho, aveia, sorgo e etc.
A Heineken se enquadra nesta categoria, além de maturar nos tanques durante 30 dias, não leva aditivos nem conservantes e é puro malte.

Seguindo com o raciocínio, a mais ou menos um mês, observamos a inundação do mercado pela também gigante Budweiser, fabricada pela Ambev no Brasil.
A Bud entrou no mercado nas prateleiras das cervejas premium e com preço de cerveja premium, em média 40% mais caras que as cervejas mainstreams como Skol, Brahma, Polar (aqui no RS) e etc.
Porém a Budweiser de premium leva só o nome, e também o preço; a Bud matura apenas 15 dias, leva conservantes e aditivos químicos e tem 40% de arroz, o que claramente a desclassifica de uma Premium Lager.

As cervejarias incluem adjuntos para baratear o custo da cerveja, uma vez que o malte de cevada é um insumo muito caro, os adjuntos servem também para deixar o sabor da cerveja um pouco mais leve, principalmente para mercados como o brasileiro.

Por isso, a rotulação e classificação da Budweiser deveria ser de uma American Lager, cervejas leves e refrescantes para se beber aos montes, não há sentido pagarmos mais caro apenas porque é uma cerveja americana e porque tem uma estratégia de marketing premium.
Nos EUA ela é vendida como uma cerveja popular, e nada mais.

Não podemos nos deixar enganar; mais uma vez o consumidor é iludido e paga mais caro por uma cerveja que não justifica o preço, é como comprar carne de 2ª e pagar por picanha. Podemos comprar a Bud, porém ao preço justo, pegá-la ali do lado da Antarctica, Kaiser, Schin entre outras.
Não seja enganado... pois a Budweiser, de premium, só preço e nome!!

3 comentários:

TEMPERE