terça-feira, 1 de março de 2011

Calma gente... o mundo não acaba em 2012!


Eu acho bem legal todo esse frisson sobre o iminente fim do mundo em 2012, tão especulado e explorado pela mídia, que cumpre seu papel, e não a culpo por isso. Gosto da deixa que fica para podermos falar de história, somente quem desconhece a história pode acreditar nessa teoria, que claro, não existe, não por ceticismo científico ou por negação total costumeira dos historiadores e cientistas das letras em geral, por teorias apocalípticas, mas sim por conhecimento.


Segundo o que ouvimos por ai, e que a própria Holywood encenou de um jeito bem pastelão, ao melhor estilo "Independence Day explodindo a Casa Branca", o mundo acabaria em 2012, segundo uma previsão do calendário Maia.

Não é que esse calendário não exista, ou que a previsão também não exista. Óbvio que os dois existem. O fato é que, para as civilizações pré-colombianas, o tempo é uma questão bem mais subjetiva do que para nós pseudo-europeus. O tempo, assim como a vida, como a natureza (seu Deus maior), é cíclico.
Se estamos hoje em 2011, significa que algo aconteceu a nossa frente para que possamos estar aqui, ou seja, a compreensão do tempo é cíclica, "é um cílculo" (para quem viu "Eu os declaro marido e Larry", cena do casamento em Las Vegas).

O nosso futuro, é o passado dos nossos antepassados, precisamos passar pelo que virá, porque somos resultado de tudo que ainda viveremos, ou seja, nem o calendário Maia prevê o fim do mundo. Em 21 de dezembro de 2012, ocorrerá uma mudança no ciclo de 7.000 anos, período de renovação do mesmo, aonde os maias zeram o cronômetro e passam a contar tudo de novo.

Sem passado, sem presente e sem futuro, a noção de tempo é diferenciada e um ciclo não tem tempo limite nem mínimo de duração.

Por isso... calma gente!!! o mundo não acaba em 2012!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE