quarta-feira, 9 de março de 2011

O que ver no cinema em março?

Lope, de Andrucha Waddington (Espanha)
Drama espanhol dirigido pelo cineasta brasileiro de Eu Tu Eles e Casa de Areia, tem no elenco os espanhóis Luis Tosar e Pilar López de Ayala e os brasileiros Selton Mello e Sonia Braga. Trata-se de um drama sobre a vida do poeta e dramaturgo daquele país Felix Lope de Vega (Alberto Ammann), que atuou entre os séculos 16 e 17. Estreia nacional foi em 4 de março (Porto Alegre ficou para depois).


Restrepo, de Sebastian Junger e Tim Hetherington (EUA)
Elogiado documentário indicado ao Oscar (concorreu com Lixo Extraordinário e com o grande vencedor Trabalho Interno) que acompanha um ano de um pelotão norte-americano no vale mais perigoso do Afeganistão. Estreia nacional em 4 de março (em Porto Alegre houve sessões de pré-estreia no dia 5).


Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier (Dinamarca)
Drama que venceu o Oscar de filme estrangeiro e é assinado pela remanescente do Dogma 95 que já trabalhou em Hollywood (dirigiu Coisas que Perdemos pelo Caminho). O filme conta a história de um jovem que tenta manter unida a sua família saindo em busca do seu pai, que está desaparecido. Estreia nacional em 11 de março (Porto Alegre, em princípio, não deve estar entre as praças que recebem a primeira leva de cópias).


Jogo de Poder, de Doug Liman (EUA)
O diretor de A Identidade Bourne, que lançou a trilogia, conta aqui a trajetória de Valerie Plame, agente da CIA que teve a sua identidade secreta revelada por um jornalista durante a invasão norte-americana ao Iraque. Com Sean Penn e Naomi Watts. Estreia nacional em 11 de março (pelo tamanho da produção, pode estrear também em Porto Alegre).


Bróder, de Jeferson De (Brasil)
Grande vencedor do Festival de Gramado, o bom longa de estreia do talentoso diretor paulista conta o reencontro de três amigos da periferia de São Paulo (Caio Blat, Jonathan Haagensen e Silvio Guindane) cujas vidas tomaram caminhos muito diferentes. Estreia nacional em 18 de março (não há definição sobre Porto Alegre).


Cópia Fiel, de Abbas Kiarostami (França/Itália/Irã)
Produção francesa, esquisita e muitíssimo interessante, assinada pelo grande cineasta iraniano que deu o prêmio de melhor atriz em Cannes a Juliette Binoche. A história é a do encontro de um escritor inglês com uma jovem francesa. Ele está na Itália para promover um livro e embarca com ela em uma viagem. Estreia nacional em 18 de março (a distribuidora Imovision deve incluir Porto Alegre nesta primeira leva de praças a receberem o filme).


Não me Abandone Jamais, de Mark Romanek (Reino Unido)
Longa inglês sobre um grupo de jovens (entre eles os ótimos Keira Knightley, de Desejo e Reparação, Andrew Garfield, de A Rede Social, e Carey Mulligan, de Educação) que cresce num internato como parte de um projeto que envolve o desenvolvimento de cobaias para doação de órgãos. Grande história baseada em episódios reais do início do século 20 com o selo de qualidade do cinema britânico de época. Estreia nacional em 18 de março.


VIPs, de Toniko Melo (Brasil)
Drama em que Wagner Moura, em uma das melhores atuações de sua carreira, encarna a história real de um farsante que tem como golpe mais famoso ter se passado pelo irmão do dono da empresa aérea Gol durante o Carnaval do Recife. Foi o grande vencedor do Festival do Rio 2010. Estreia nacional em 25 de março.


Homens e Deuses, de Xavier Beauvois (França)
Filme que impressionou a todos no Festival de Cannes (ficou com grande prêmio do júri). Aborda o multiculturalismo a partir da convivência de monges com a população muçulmana em uma vila, convivência esta que é abalada após o massacre de um grupo de estrangeiros. Estrearia no Brasil em fevereiro, mas teve a entrada em cartaz adiada para o dia 25 de março.


Ricky, de François Ozon (França)
Penúltimo filme do cultuado realizador francês (depois de Ricky ele já lançou Potiche). Trata-se de uma comédia fantástica, apontada pela crítica internacional como conto de fadas moderno, sobre o amor liberal entre dois colegas, do qual surge uma criança que a sinopse entrega como “extraordinária”. Estreia nacional em 25 de março (não há definição sobre Porto Alegre).


Fica a dica!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE