sábado, 5 de março de 2011

C'MON MAN?! O Mundo dos Esportes Americanos.

por German "Iceman" Neres

SEM OS ÍDOLOS DE OUTRORA. MAS A FONTE NÃO SECOU...



A rodada dessa semana foi demais! Muitos "jogaços" e alguns acabaram se tornando assim só depois da bola ao ar. Às vezes penso que tal jogo não dará em nada e com o seu andamento me deparo com um grande jogo. Isso tem sido frequente, e quem tem a oportunidade de acompanhar a NBA, sabe do que estou falando.

Nas rodas de amigos, eles sabendo que gosto e acompanho o Basketball, têm me feito uma pergunta com alguma frequência, e foi isso que me fez trazer o assunto para o Blog: "A NBA perdeu o encanto depois do fim da era Jordan, Magic Johnson e Larry Bird, ou fomos nós que nos desencantamos???"

Eu respondo "na lata" que foram eles que perderam o encanto pelo Basket e não o contrário. A NBA continua com o mesmo encanto, a mesma essência, e a cada temporada surge um candidato à estrela. Os ídolos da antiga tiveram seu tempo, brilharam, marcaram seus nomes nos corações dos fãs da NBA. Não haverá um outro Magic Johnson, nem um novo Larry Bird, muito menos um novo Michael "Air" Jordan, mas surgem excelentes jogadores a cada ano e vamos citar alguns por aqui, até para atrair mais fãs, ou resgatar as "viúvas" dos ídolos de outrora.

Falar de Kobe Bryant é chover no molhado! O cara segue jogando o fino do Basket e conduzindo os Lakers, mesmo reduzindo seu tempo de quadra em uns 6 minutos da temporada passada para a atual, sua média de pontos continua alta: 25,1 pts por jogo. Sem falar que há alguns anos ele joga em alto nível, e tem ainda mais umas 3 temporadas tranquilamente assim, está com 32 anos, vale lembrar que ele saiu direto do High School ( o nosso ensino médio) para a NBA. Suas atuações de destaque, sua habilidade e ousadia fazem com que muitos fãs da nova geração o apontem como "o maior de todos os tempos". A maioria dos que defendem esta tese não viram Jordan em atividade, e os que viram dizem que se era aquilo ali que eles viram, Bryant é de fato maior. Pessoal, os mais novos que viram Jordan jogar, o viram defendendo o Washington Wizards, ele jogava ali, já por pura diversão e paixão pelo esporte. Quem o viu no auge, no Chicago Bulls dos anos 90, onde com Scottie Pippen, Dennis Rodman e Phil Jackson no comando técnico, levou os Bulls à 6 títulos da liga, viu a excelência em quadra. E sem falar que os 6 títulos de Chicago, ele conquistou em forma de 2 tricampeonatos, conquistou os de 1991, 92 e 93, anunciou sua 1ª aposentadoria antes do início da temporada 93/94, mas voltou rapidamente em 95, e conduziu os Bulls à mais um tricampeonato (96, 97 e 98). Acho que só com isso encerro as comparações né?! Qualquer outro argumento à mais seria covardia com o "pobre" Kobe.

A nova geração desponta com Deron Williams, que brilhou no Utah Jazz até há algumas semanas, e agora está no New Jersey Nets, é apontado como o sucessor de Jason Kidd, outro da "Old School" que segue jogando em um nível altíssimo aos 37 anos.

No Boston Celtics tem Rajon Rondo e suas assistências açucaradas, Paul Pierce, Ray Allen e Kevin Garnett que o diga. Tem uma leve deficiência nos arremessos, mas compensa com muita visão de jogo.

No Utah Jazz brilha agora Devin Harris, o líder em assistências da temporada com uma média de 9 por jogo, mas que também sabe decidir quando o momento pede. Velocidade é sua principal arma.

No mediano Golden State Warriors, quem dá a bola é Monta Ellis, armador rápido e habilidoso, é letal quando rouba a bola e parte para o contra-ataque.

Derrick Rose dos Bulls, é um dos melhores da nova geração. Joga tanto na posição 1 (armador), como na 2 (ala-armador), tem uma habilidade fantástica e dificilmente é batido quando parte no mano-a-mano.


O Oklahoma City Thunder tem Kevin Durant & Russell Westbrook como protagonistas. O 1° vive sua 3ª temporada e será em um curto espaço de tempo, a grande estrela da liga, ala habilidoso e veloz para a sua altura (2,08m), Durant têm desenvolvido suas habilidades como "Clutch" ( o cara que resolve na hora H). Na dúvida, bola pra ele, que ele resolve. Já Westbrook é originalmente posição 2, mas é jogando na 1ª função que ele têm brilhado em sua 2ª temporada. Evolui a cada partida e é o fiel escudeiro de Durant, mesmo que às vezes jogue tanto que parece ser o inverso.

Blake Griffin era até a chegada de Mo Williams há 2 semanas, a estrela solitária do Los Angeles Clippers. Ala-de-Força talentosíssimo, forte e vigoroso, Griffin mudou o hábito de uma cidade, que saía de sua casa para assistir basket, só que dos Lakers. Com a chegada de Griffin, o público passou a olhar os Clippers com outros olhos.

E ainda tem Lebron James, Wade e Bosh por Miami Heat, Dwight Howard por Orlando Magic, Amar'e Stoudemire, Carmelo Anthony e Landry Fields pelo meu Knicks, John Wall pelos Wizards e muitos outros que seu for citando, escrevo dias sem parar. Assistam, quem puder e tiver tempo, pois sei que é complicado acompanhar a fio, dependendo dos horários de cada um.

RESULTADOS DA RODADA DE MEIO DE SEMANA

Jogos de quarta-feira (02/03):

Chicago Bulls 80@83 Atlanta Hawks

San Antonio Spurs 109@99 Cleveland Cavaliers

Golden State Warriors 106@102 Washington Wizards

Phoenix Suns 103@115 Boston Celtics

Minnesota Timberwolves 116@105 Detroit Pistons

New Orleans Hornets 88@107 New York Knicks

Indiana Pacers 89@113 Oklahoma City Thunder

Charlotte Bobcats 80@120 Denver Nuggets

Portland Trail Blazers 107@102 Sacramento Kings

Houston Rockets 103@106 Los Angeles Clippers


Jogos de quinta (03/03):

Orlando Magic 99@96 Miami Heat

Denver Nuggets 103@101 Utah Jazz


Jogos de sexta (04/03):

Toronto Raptors 103@116 New Jersey Nets

Chicago Bulls 89@81 Orlando Magic

Minnesota 100@111 Philadelphia 76ers

Oklahoma City Thunder 111@104 Atlanta Hawks

Golden State Warriors 103@107 Boston Celtics

Cleveland Cavaliers 119@115 New York Knicks

New Orleans Hornets 98@91 Memphis Grizzlies

Indiana Pacers 108@116 Dallas Mavericks

Phoenix Suns 102@88 Milwaukee Bucks

Miami Heat 95@125 San Antonio Spurs

Charlotte Bobcats 84@92 Los Angeles Lakers

E vocês, também entendem que a NBA perdeu o encanto depois da era Jordan, Johnson, Bird e cia??? Kobe Bryant é mesmo maior que Michael Jordan??? A nova geração dará continuidade ao legado da "Old School"??? Conto com as respostas de vocês. Elas serão importantes para os próximos posts.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE