sábado, 19 de novembro de 2011

3 Lobos Bravo Imperial Porter Backer

Com apoio do pessoal do Beer Code, ontem degustei essa Imperial Porter da Cervejaria Backer de Minas Gerais intitulada 3 Lobos Bravo, a mais robusta da série American Extreme que conta com a Pele Vermelha uma India Pale Ale que leva raspas de laranja na receita, a American Pilsen com açúcar mascavo, e a Exterminador, uma American Wheat feita de trigo e que leva capim-limão na receita.

A robustez da cerveja começa pelo nome: é uma Imperial Porter, dela esperamos uma Porter, com toda sua pujança e muito mais, afinal, o Imperial não está ali por acaso.
Os rótulos dessa série são um espetáculo a parte, desenhos com motivos do Velho Oeste americano, traços que lembram desenhos a mão livre, provavelmente a arte tenha sido feita assim. Para muitos lembram os rótulos das americans Flying Dogs, desenhos que ocupam o rótulo inteiro e de extrema originalidade, mas na verdade, os desenhos dessa série da Backer são alusivos a uma boate country que a família controladora da cervejaria já teve em Belo Horizonte.

Feitas as apresentações, vamos ao que interessa!!
Ao abrir a Bravo, os aromas que se sobressaem são os de café e maltes torrados, o café é característico do gênero, porém os cereais tostados vão se refinando e tomando conta do aroma. O processo de maturação da Bravo é feito em barris de madeira de umburana, uma árvore da caatinga brasileira, muito utilizada pela indústria moveleira e farmacêutica. Os aromas amadeirados acompanham toda a experiência olfativa da cerveja que deixa escapar também pelo aroma o seu alto teor alcoólico de 9%.

Sua aparência é de um castanho escuro intenso, um corpo liquorado, aveludado, possuidora de um creme bege, muito persistente e renovador no copo a cada movimento da cerveja.

Seu sabor é igualmente intenso, na primeira impressão, amargores explícitos que nos remetem ao café; porém com melhor percepção, transformam-se em grãos torrados que não são necessariamente do café, o açucar mascavo da receita começa a marcar presença, inclusive no aroma, conforme vai ganhando um pouco de temperatura.
Seu amargor intenso é acompanhado por um citridez amadeirada, originários da madeira de umburana, que deixa a marca nessa cerveja desde os primeiros aromas até os últimos sabores.
O álcool bastante proeminente esquenta a degustação, trazendo doçuras e amargores, como sempre, equilibrados.

O retrogosto vai de azedo a inexistente, o álcool não perdura, o amargor desaparece, uma certa acidez se forma, alguma coisa me lembrou frutas, não sei como, talvez algum lúpulo aromático, mas uma finalização que deixa a necessidade de outro gole.
A cada gole se repensa toda a experiência, com certeza umas das cervejas de mais difícil descrição, uma vez que sua complexidade e personalidade em sua elaboração nos remete a aromas e sabores surpreendentes.

Uma cerveja que justifica o nome, Imponente, Impregnante, Imperial...

Ficou com curiosidade??
Você encontra a 3 Lobos Bravo Imperial Porter no quiosque do Beer Code do Shopping Iguatemi em Porto Alegre.
Liga pro (51) 3383-2037 que eles te entregam uma, duas, três...

Experimenta a Bravo 3 Lobos com uma sobremesa a base de chocolate que a experiência só engrandece!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE