sábado, 19 de novembro de 2011

Weissbier: uma cerveja para comer



A cerveja é um alimento muito nutriente; alimento sim, pois a cerveja há muitos séculos desempenha um papel importante na dieta do homem, principalmente o homem medieval, haja visto que nos feudos as atividades pastoris eram limitadas e os grãos, embora não pudesse ser caracterizado como fartos, serviam a mesa do homem do alto medievo.

O cardápio do homem europeu da segunda metade do primeiro milênio era bastante pobre, carnes, leite e derivados destes mesmos eram raros, o gado, principal animal de corte era utilizado nos arados como animal de tração, impossibilitando a sua utilização substancial na alimentação.
O homem do alto medievo alimentava-se de grãos: trigo, cevada, centeio, aveia entre outros; mingaus, pãos, cozidos e outras receitas derivados deles eram a base da alimentação feudal.

Em um período de baixa densidade demográfica e principalmente de pouco trânsito livre na Europa, os mosteiros, locais de formação educacional, evangelização e outras atividades clericais e sociais, eram não só casas religiosas, mais funcionavam muitas vezes como pontos de parada para viajantes e vilões oriundos de outros feudos, ou moradores dos burgos, que atravessavam os produtos entre as propriedades dos senhores feudais.

Durante os primeiros séculos da Idade Média, muitos mosteiros especializaram-se na fabricação da cerveja, pois em épocas de jejum, o que dependendo da ordem podiam ser muitos dias ou meses, os clérigos não podiam consumir nenhuma comida sólida, porém nenhum regra tratava da proibição de líquidos, meste caso a cerveja.

Daí a devoção dos mosteiros para a produção de uma cerveja cada vez melhor; contam-se histórias de que alguns clérigos recebiam a autorização para beber em épocas de jejum até 5 litros de cerveja por dia.

Muitos santos católicos foram e ainda são vinculados a fabricação da cerveja, como Santo Agostinho, São Nicolau, São Lucas e Santa Brígida; sobre esta última, conta-se que a santa transformou a água de seu banho em cerveja para dar de beber a visitantes clericais que passavam por sua abadia.

Assim criou-se então a Weissbier, ou cerveja de trigo, no sentido de criar uma cerveja mais nutritiva e que ajudasse os clérigos a suportarem os dias de jejum, uma espécie de comida líquida, um combinado de grãos que mais parecia um pão líquido. Os monges foram adicionando outros grãos, frutas, temperos para melhorar a receita, conferindo outras marcas a weissbier, como tons frutados, adocicados, cítricos e etc.

A Erdinger Weissbier é uma ótima opção para degustar uma tradicional cerveja de trigo alemã,
você pode encontrar ela no Beer Code do Shopping Iguatemi em POA e mais detalhes você encontra aqui no Miojo em uma degustação postada anteriormente.

Bom desjejum... ops!... degustação a todos!!

Um comentário:

TEMPERE