quarta-feira, 30 de novembro de 2011

OPA BIER OLD ALE... Edição Especial 5 anos...


Dessa vez vamos com um estilo bem legal, uma Old Ale, produzida pela Opa Bier, cervejaria de Joinville em comemoração ao seu aniversário de 5 anos.

A começar pelo rótulo que é muito bonito e convidativo, gosto especialmente deste gênero, cervejas bem lupuladas, aromas e sabores complexos e um álcool acentuado.

Quanto a aparência a OPA OLD ALE apresenta uma coloração muito bonita, um castanho avermelhado brilhoso, um creme pouco espesso e claro, de formação média para baixa.

Os aromas são deliciosos, tons frutados, o lúpulo proeminente, álcool corretamente inserido (6,5); destacam-se notas defumadas e carameladas.
O seu sabor acompanha exatamente o aroma, uma das cervejas com maior relação aroma-sabor que já experimentei, a experiência é lupulada, presença de maltes defumados, caramelos que conferem o dulçor no paladar e para fechar notas frutadas.

O drinkabillity é ótimo, a carbonatação forma bolhas lindas no corpo e conferem frescor a cerveja, o retrogosto é mais amargo e maltado do que imaginei, o que não é um ônus, uma ótima produção da OPA, talvez a melhor que tenha bebido deles.

Parabéns a OPA pela produção de um estilo pouco difundido por aqui, com aromas mais complexos e que fazem as cervejarias saírem do lugar comum, com certeza uma cerveja que eu teria na geladeira.

4 comentários:

  1. Ai meu amigo, desculpa se te ofendi ou ao teu amigo, mas né, procura uma literatura séria, meu velho, alguém q entenda de cerveja, escrever coisa da Net. Nunca vi uma cerveja formar bolhas nas paredes do copo. Como disse aprecio teu blog, mas acho que em alguns quesitos ele deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  2. agora apagar os comentários é muita falta de ética, transparência, e certeza no que fala!

    ResponderExcluir
  3. Andrew Augusto disse...
    Olá caro amigo... então, qualquer crítica é sempre bem vinda, com certeza trabalho para que o blog seja cada vez melhor todo dia. A inteligência reside na capacidade de reconhecer os erros, quanto aquele post sobre a weiss, juro que não sei o que me ocorreu quando falei sobre a fervura do malte, de verdade... até os mais principiantes sabem que aquelas notas derivam do fermente utilizado... desculpa! mas sou passível de erro...
    Quanto a carbonatação, é bem provável que a mesma seja oriunda de uma má condição de limpeza ou conservação do copo, mas que a OPA apresentava uma grande quatidade de gás...ahhh isso ela apresentava, chegava a formigar a língua, quase prejudicava o drinkablilitty...

    Estou sempre aberto a críticas e a correções, uma vez que sou apenas um amador, no sentido de não ser profissional e com a licença poética de quem ama cerveja.

    Quanto a aprender mais, tenha certeza que sigo numa busca incessante para melhorar meus conhecimentos tanto sobre cultura cervejeira, quanto sobre quaisquer outros aspectos do conhecimento.

    um grande abraço caro Anônimo(hehe...), por favor, não deixe de visitar o Miojo... ele melhorará muito, tenha certeza, tempo e conhecimento andam juntos!!

    Att,
    Andrew Augusto

    ResponderExcluir
  4. Mas nunca esqueçamos,a degustação é conceitual,
    é como apreciação de uma obra de arte, não há padrão e não há como duas pessoas sentirem as mesmas sensações, e expressarem-se da mesma forma.
    A cada degustador ou amante da cerveja, reservamos o princípio da individualidade, do gosto e da ocasionalidade...

    ResponderExcluir

TEMPERE