terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dado Ilex: cerveja com erva-mate!!!

Depois de uns dias afastado, volto a postar no blog; cabe salientar que esse calor que nos sobrepesa nos últimos dias tem me afastado das atividades mais introspectivas, dentre essas, escrever no blog. O positivo é que meu consumo de cerveja está aumentando, e logo, tenho muito mais material para postar.

Depois de algum tempo procurando, encontrei a Dado Bier Ilex, uma das minhas grandes curiosidades dos últimos tempos em matéria de cerveja. A Ilex, leva esse nome devido o nome científico da erva-mate, ilex paraguariensis, que é incluída na receita dessa cerveja.

Vamos aos dados da mesma:

Aparência: a Ilex mostrou-se um pouco turva, lembrando as cervejas de trigo, coloração amarelo claro puxando para o verde. Um corpo aguado que desmente a turbidez e um verde que se acentua conforme a temperatura aumenta no copo.
Possui um creme fraco, claro e pouco persistente; acompanha a cerveja apenas nos primeiros goles e depois some.
A Ilex tem uma aparência horrível depois de um tempo no copo, seu creme vai embora e uma água turva, amarelo-esverdeada deixa uma má impressão.

Quanto ao aroma, um tradicional lúpulo de cervejas pilsener, uma certa acidez, e tons levemente, repito, levemente frutados, nada de erva-mate, em suma, pobre no aroma.

Quanto ao sabor, a Ilex é uma cerveja leve, muito leve, com uma lupulagem clássica das cervejas de baixa fermentação, possuidora de um IBU bem baixo (a empresa não divulga o mesmo na embalagem), um leve amargor, pequenas notas ácidas, notas levemente adocicadas quando os goles são generosos e só, nada muito complexo.

Quanto a sua drinkabillity, achei a Ilex um pouco enjoativa, não achei o equilíbrio entre seu corpo, aroma e sabor, uma cerveja que começa ácida, passa pelo amargor e termina em uma doçura inconveniente.

O seu retrogosto é sem surpresas, um pouco melhor do que algumas cervejas de baixa fermentação, pois não marca muito. É de certa forma um retrogosto seco e amargo, trazendo agora sim algumas notas da erva-mate, mas só quem bebe chimarrão talvez seja capaz de percebê-la, é necessária uma memória gustativa bem aguçada e definida com relação ao chimarrão para realizar o link entre a Dado Ilex e a erva-mate.

No mais, uma cerveja diferente, que tem um proposta inusitada, porém toda inovação que ela promete não cumpre, o mate é moderado demais, a cerveja tem claro desequilíbrio entre aromas, corpo, sabores e etc.
Cerveja para experimentar uma vez, não par se ter na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE