quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Brooklyn Brown Ale: uma escura ao gosto novaiorquino


Chegou a vez da Brown Ale da Americana Brooklyn Breweri, de fabricação no mesmo famoso bairro novaiorquino que dá origem ao nome da empresa.

Não sou muito experiente em cervejas Brown's Ale, mas ouvi falar muito a respeito desse exemplar da Brooklyn, que é famosa por cervejas no melhor estilo easy drink beer, ou seja, aroma, sabor e drinkabilitty equilibrados e coerentes.

Sobre o aroma, é uma cerveja que encanta. O lúpulo, como era de se imaginar, se faz presente, uma certa acidez no primeiro momento, mas que vai se desfazendo no café torrado e no segundo momento na presença adocicada, discreta, porém não menos marcante do chocolate, tons de tostados completam o aroma. O corpo é escuro: marrom-avermelhado para ser mais preciso, um corpo leve e de fácil drink, ostenta uma espuma bege clara, pouco espessa porém presente nas bordas do copo até o último gole.

Quanto ao sabor, ao primeiro gole tons de caramelo e café tomam conta do gosto, ao deslizar pela boca e tocar a superfície da língua, um adocicado dos tons de caramelo aparecem, porém balanceados, nunca se sobrepondo ao amargor original da cerveja, respeitando - claro!- o aroma inicial.Cerveja de carbonatação baixa, mais uma vez no sabor, o lúpulo se faz presente, uma certa acidez domina os goles subsequentes, quase gaseificado quando enche-se a boca, graças mais uma vez ao lúpúlo e os fermentos.

Retrogosto agradável, suave amargor, nada persistente, trazendo ainda uma lembrança de nozes. Cerveja ótima para quem é fã das escuras, porém não é muito chegado nas Porter ou nas Stouts; A Brooklyn Brewwery Brown Ale é uma boa pedida para acompanhar carnes vermelhas bem temperadas, pizzas e até uma feijoada.

Você encontra ela no Beer Coode, quiosques especializados em cervejas importadas e artesanais no Iguatemi e no Praia de Belas Shopping em POA, por um preço médio de R$12,00 a long neck de 330 ml (não lembro exatamente quanto paguei), valor que vale a experiência!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE