quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Um desabafo em nome da Liberdade...


Há 44 anos, o governo do general-presidente Emílio Garrastazu Médici requentou uma das leis mais odiosas do Estado Novo. Em 9 de fevereiro de 1967 entrava em vigor a famigerada Lei de Imprensa, que estabelecia a censura prévia em jornais, revistas, rádios e televisões. Agentes federais se instalaram nos principais veículos de imprensa em todo o Brasil e decidiam – antes do jornal ir para a gráfica – o que poderia ou não ser impresso. O “censor” circulava pelas redações e mantinha contato sistemático com os editores, alertando o que podia e o que não podia sair.
Na verdade o Post vem com um dia de atraso, mais o que vale é a lembrança!
O Miojo que tem apenas 2 anos, não sabe o que seus ancestrais (jornais, revistas, pasquins, entre outros veículos) passaram até chegar aos dias de hoje, com liberdade dos veículos e dos jornalistas; dos comunicadores e pseudo-comunicadores, como os autores deste blog, que nem pensaria em ir ao ar se vivêssemos em um ambiente de repressão política e militar.
A repressão e o medo espantavam os anunciantes dos jornais mais visados pela ditadura. Entre os episódios que marcaram a Censura Prévia, destaque para a resistência de O Estado de S. Paulo. Recusando-se a substituir matérias censuradas previamente, a direção do jornal mandou incluir no lugar das matérias proibidas, trechos de Os Lusíadas. A inusitada aparição nas páginas do O Estado de S. Paulo dos versos de Camões expôs para o grande público a presença do censor nas redações. Desativada politicamente no final da década de 70, a malfadada Lei de Imprensa só foi oficialmente revogada – pasmem ! – em 30 de abril de 2009 pelo Supremo Tribunal Federal.

Viva Liberdade de Imprensa!!!... e que não deixemos apagar da nossa memória histórica coletiva o horror da ditadura!!

Viva a Liberdade!
Viva a comunicação e os direitos! Viva a Democracia...
Viva a Liberdade e os Direitos do Homem...

Viva eu poder estar falando isso... enquanto nossos irmãos mundo afora encontram-se em correntes, sob governos ditatoriais, totalitários e bestiais...
A democracia é um direito divino, e todo homem, em qualquer parte do planeta, de qualquer etnia um dia ainda irá encontrá-la!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE