sábado, 26 de fevereiro de 2011

Guinness: cerveja em "irlandês"


Noite dessas resvoli atacar meu barzinho particular, ou como gosto de pensar, o meu banco de reservas, pois elas ficam ali a minha disposição esperando para serem tomadas. E nessa noite era a vez da Guinnness a famosíssima cerveja irlandesa, que ostenta não mais apenas uma cerveja, mais sim caráter de religião, com milhões de seguidores e apaixonados pelo seu sabor.

A Guiness é a mais famosa Stout do mundo, além da mais conhecida, e com razão, dona de um paladar peculiar, a Guinness já começa a encantar pela embalagem, bebi ela na versão de lata, aquela famosa com a bolinha dentro.

Aliás, para quem não sabe, a bolinha serve para misturar a cerveja que fica no fundo da lata, para que você beba ela do mesmo jeito, com a mesma concentração da receita o tempo todo. O show dessa cerveja começa quando a mesma é servida, um turbilhão se faz no copo quando você a serve, para formar o creme; creme esse que se mantém com cerca de 1cm até o fim da cerveja.

O aroma não não é tão complexo, notas de torrefação, o malte bem amargo, café, um pouco de chocolate, ou aroma bem amargo mesmo. A coloração negra, cerveja extremamente densa na coloração, preta e amarronzada, com uma espuma marron-café na formação e se estabilizando em um creme leite branco na borda, que há disse se mantém até o fim da cerveja.

Quanto ao sabor, com certeza assusta principiantes, um amargor seco, mais amargo do que seco,
tons de café torrado, torrefação, de carbonatação média é uma boa cerveja, embora escura, para se beber para matar a sede, por isso acho que se encaixa bem em terras mais quentes, como aqui no Brasil.
Um gosto muito marcante, peculiar mesmo, requer um paladar acostumado a cervejas mais fortes e escuras para poder apreciar seu sabor. O corpo levemente aguado, que dá a sensação de frescor, encontrei muito pouco açúcar, que encontramos mais em outras cervejas stouts. O retrogosto é seco, quase eliminando a experiência do gole; não é uma cerveja para iniciantes, necessita paladar treinado ou acostumado na arte cervejeira, a Guinness é única, com certeza!... vale cada centavo gasto, é um espetáculo visual, nem tanto de aroma, mais um paladar que só se encontra na própria Guinness mesmo, amargo e leve, denso e refrescante, tudo ao mesmo tempo...
Comprada no Wall Mart por R$8,50 a lata, é um investimento legal!! Um dos melhores custos benefícios das cervejas de griffe já bebi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE