segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Schmitt Barley Wine, um vinho de cerveja


Conheci o vinho de cevada através da gaúcha Schmitt, e estava bastante ansioso para fazê-lo. Escolhi um dia em que para harmonizar estavam na churrasqueira um generoso e suculento pedaço de vazio, e algumas linguiças levemente apimentas, prontas para serem apreciadas junto com a Schmitt.

Este estilo marca pela diferença, primeiro na coloração, laranja e dourado; uma espuma de fácil dissipação, pouco persistente, formando um creme branco pouco persistente também. O vinho de cevada recebe o processo de fermentação dentro da garrafa, o que diferencia de muitos outros estilos, por isso, a sua longevidade é maior, e conforme o tempo, vai adquirindo novos sabores e aromas, assim como o vinho.

Cerveja de média carbonatação, com teor álcóolico de 8,9%, faz aparecer no aroma frutas, fermentos próximos do azedo, o próprio álcool e tons cítricos. Quanto ao sabor, uma experiência que se aprimorou com as carnes e linguiças, sabor marcante, uma cerveja marcante, lembrando um pouco uma Strong Golden Ale.

Sabor forte, quase sem amargor, tons absolutamente predominantes de frutas doces e cítricas, malte leve e álcool do início ao fim, mais sem agressão do mesmo. No paladar lembra uma weiss, porém com melhor drinkability. Uma cerveja loura complexa, com sabores marcantes, exige um paladar acostumado a sabores fortes.

A harmonização com carne vermelha e linguiça suína apimentada foi simplesmente sensacional, na boca, o retrogosto da Schmitt ficava completamente adocicado, tornando a sensação maravilhosa, por vezes lembrava a sensação de um vinho tinto seco, a sensação do fermento nas paredes da boca, e não o gosto em si.

Ótima cerveja, produzida em Porto Alegre e encontrada na rede Wall Mart, custo médio de R$5,00, é uma ótima opção para o seu churrasquinho de domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE