terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Renascimento da História

Fiquei muito feliz hoje ao dar uma conferida na lista dos livros mais vendidos do ano (até agora) de 2011. Eis que dos 5 livros mais vendidos, 3 deles são de História:

1822
Laurentino Gomes / NOVA FRONTEIRA
1808
Laurentino Gomes / PLANETA


Uma lista que me deixa especialmente feliz, uma vez que além de paixão, a História é a profissão dos autores deste blog, e propagar ela da melhor forma possível é uma missão destes miojeiros que vos falam.

Fico feliz que a História esteja sendo apercebida de uma forma diferente, menos rabugenta, menos concentrada em datas e fatores imutáveis. Historiadores como Laurentino Gomes, Eduardo Bueno, Leandro Narloch, embora criticados pelos acadêmicos, contribuem para a disseminação do gosto pela História, que não precisa ser algo velho, parado, insosso e pragmático.

História é vida, é movimento; comemoro esse olhar menos dogmático para a História; aponto o Renascimento dessa ciência que parecia estar tão esquecida aqui pelas bandas da Terra dos Papagaios.

Uma lista como essa, que coloca 3 livros de história entre os 5 mais vendidos no ano, alguns deles há muitas semanas nesse ranking, aponta para uma mudança de conceitos da sociedade com a história e da história para com a sociedade. A História precisava de renovação, a História precisava tornar-se atraente para assim pode ser notada e levada em consideração, e parece meu caros miojeiros que isso está acontecendo... já não era sem tempo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPERE